Benefícios

Interrupção temporária do benefício Vale Gás gera confusão entre beneficiários

Auxílio Vale Gás de cozinha
renata colella/Shutterstock.com

Em uma atualização recente, beneficiários do programa Vale Gás se depararam com uma pausa inesperada nos pagamentos previstos para março. O governo federal, contudo, veio a público para esclarecer a situação, destacando a natureza bimestral do auxílio. Assim, após o depósito realizado em fevereiro de 2024, os próximos pagamentos estão agendados para abril, seguindo a política estabelecida de assistência.

O Vale Gás, iniciativa governamental para apoiar famílias de baixa renda afetadas pelo aumento nos preços do gás de cozinha, cobre o custo de um botijão de 13 quilos. Esse auxílio se tornou particularmente crucial após o reajuste de R$ 18,33 no valor do botijão em fevereiro.

Elegibilidade para o Auxílio Gás

Para se qualificar ao Vale Gás, é necessário estar inscrito no Cadastro Único (CadÚnico), não ultrapassar meio salário mínimo de renda familiar per capita ou ter uma renda total familiar de até três salários mínimos. Além disso, é essencial que algum membro da família seja beneficiário do Benefício de Prestação Continuada (BPC). Prioridade é dada às famílias com os cadastros mais recentes, de baixa renda, com mais dependentes e que estejam vinculadas ao programa Bolsa Família, agora conhecido como Auxílio Brasil.

Próximas Datas de Pagamento

O cronograma de pagamento do Vale Gás para abril já foi divulgado, seguindo a numeração final do NIS (Número de Identificação Social) dos beneficiários. As datas variam de 17 a 30 de abril, dependendo do último dígito do NIS. É importante que os beneficiários estejam atentos a essas datas para garantir o recebimento do auxílio.

Para aqueles que acreditam ter direito ao benefício e não o receberam, recomenda-se procurar a Caixa Econômica Federal para esclarecimentos. Informações adicionais sobre o Bolsa Família e outros programas de assistência também estão disponíveis para consulta.

To Top