Benefícios

Saiba como sacar o FGTS com as novas modalidades

Caixa FGTS PIS Saques
gustavomellossa/Shutterstock.com

Os trabalhadores nascidos em julho que possuem contas ativas ou inativas no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e desejam aderir ao saque-aniversário para ter acesso a retirada anual já podem fazer a solicitação à Caixa Econômica Federal.

Para sacar a primeira parcela anual ainda no ano em curso, é necessário aderir à modalidade até o último dia útil do mês de nascimento do trabalhador. A adesão pode ser realizada após esse prazo, porém, se ocorrer depois do mês de aniversário, a primeira retirada só poderá ser feita no ano seguinte.

O saque pode ser efetuado a partir do primeiro dia útil do mês de aniversário e até dois meses após o mês de nascimento do trabalhador. Portanto, para os nascidos em julho, o saque pode ser feito até o final de setembro.

Como Aderir

A adesão ao saque-aniversário é feita pelo aplicativo do FGTS, utilizando o número de CPF e a senha cadastrada. Basta clicar em “Saque-aniversário do FGTS”, ler e concordar com os termos e condições, e clicar em “Optar pelo saque-aniversário”. O aplicativo também permite simular o valor a ser recebido com base no saldo atual do FGTS.

Regras da Modalidade

A adesão ao saque-aniversário não é obrigatória e substitui o saque-rescisão em casos de aposentadoria, compra da casa própria ou doença grave. Ao optar pelo saque-aniversário, o trabalhador perde o direito de sacar o saldo total do FGTS em caso de demissão sem justa causa, recebendo apenas a multa rescisória de 40%.

Em caso de arrependimento, a migração para a modalidade antiga (saque-rescisão) só pode ser feita após dois anos da adesão.

Valor do Saque-Aniversário

O valor do saque-aniversário varia de acordo com o saldo somado das contas do FGTS. Existem sete faixas de pagamento, permitindo o resgate de 50% do fundo para saldos de até R$ 500, até 5% mais um adicional fixo para saldos acima de R$ 20 mil.

To Top