Benefícios

2 formas de aposentadoria sem idade mínima pelo INSS

INSS CNIS Aposentadoria
Foto Governo do Brasil

Ainda é possível se aposentar mais cedo e sem precisar atingir uma idade mínima em duas modalidades de aposentadoria: por tempo de contribuição com direito adquirido e com o pedágio de 50%. E o melhor: o valor do benefício pode ser ainda maior. Vamos explicar como verificar se você se enquadra nessas oportunidades.

Não é Necessário Ter Idade Mínima

Isso mesmo, não é preciso atingir uma idade mínima. Se você completou o tempo necessário para começar a receber o benefício até 13/11/2019, não precisa ter idade mínima para se aposentar. Homens devem comprovar 35 anos de trabalho, enquanto mulheres precisam de 30 anos de contribuição. Mesmo com a mudança nas regras, quem comprovar esse tempo até 13/11/2019 ainda pode se aposentar.

Aposentadoria por Tempo de Contribuição com Direito Adquirido

Para garantir esse direito, é necessário correr atrás de algumas coisas que podem ter sido esquecidas:

  • Recuperar o tempo trabalhado e não registrado.
  • Regularizar as contribuições não pagas.
  • Provar o tempo especial e convertê-lo em comum.

Há duas formas de resolver isso: diretamente no INSS ou, caso haja negativa, recorrer à Justiça.

Aposentadoria com Pedágio de 50%

A outra modalidade que permite a aposentadoria sem idade mínima é o pedágio de 50%. Essa regra é destinada a quem estava a dois anos de se aposentar quando a lei mudou.

Essa é uma grande oportunidade para conseguir o benefício sem precisar atingir uma idade mínima, especialmente para aqueles que estão próximos da aposentadoria.

Qual é Mais Vantajoso?

Ambos os benefícios são calculados da mesma forma, com a possibilidade de descartar 20% dos menores salários e se aposentar com 80% dos maiores.

To Top