Bancos

Alterações no Pix para este ano

Novo Pix
Miguel Lagoa/Shutterstock.com

O Banco Central anunciou recentemente uma nova funcionalidade que promete revolucionar o sistema de pagamentos instantâneos: o Pix Automático. Previsto para entrar em vigor em outubro de 2024, essa novidade traz uma série de mudanças importantes.

Pix Automático vs. Pix Agendado: Qual a Diferença?

O Pix Automático, diferentemente do Pix Agendado já existente, irá debitar valores diretamente da conta do usuário por meio de transferências instantâneas, assemelhando-se ao débito automático. Essa funcionalidade visa simplificar os pagamentos recorrentes para pessoas jurídicas, eliminando a necessidade de convênios entre empresas e bancos.

Facilidades e Diretrizes Estabelecidas

Empresas como escolas, condomínios, planos de saúde e distribuidoras de energia poderão habilitar o Pix Automático para receber pagamentos de forma recorrente. O Banco Central estabeleceu diretrizes para autorização prévia, cancelamento, rejeição e devolução, visando garantir a segurança e a transparência nas transações.

Preparação e Testes

O desenvolvimento dos sistemas do Pix Automático ocorrerá ao longo de 2024, com testes programados para setembro. Os participantes do sistema que não cumprirem as normas estabelecidas estarão sujeitos a multas por atrasos na oferta do serviço.

Uma Alternativa Eficiente

Com o Pix Automático, espera-se alcançar um público mais amplo do que o débito automático tradicional, simplificando os acordos para empresas e oferecendo mais conveniência aos usuários. Essa nova funcionalidade representa mais um passo na evolução do sistema de pagamentos instantâneos no Brasil.

To Top