Benefícios

Como ter uma aposentadoria com o pagamento melhor pelo INSS?

Previdência MEU INSS
rafastockbr/Shutterstock.com


Como ter uma aposentadoria com o pagamento melhor pelo INSS? A “Revisão da Vida Toda” tem sido um tema recorrente e de grande interesse para aposentados e pensionistas, mas ainda há muitos que desconhecem esse direito potencialmente benéfico. Esta revisão visa garantir um cálculo mais justo dos benefícios previdenciários, considerando todas as contribuições feitas ao INSS durante a carreira do trabalhador, e não apenas as posteriores a julho de 1994.

Entendendo a Revisão da Vida Toda:
A revisão busca corrigir distorções causadas por mudanças nas regras de cálculo da aposentadoria introduzidas em 1999, permitindo que altas contribuições realizadas antes dessa data sejam incluídas no cálculo do benefício, o que pode resultar em valores de aposentadoria significativamente maiores para alguns segurados.

Processo de Revisão:
Diferentemente de um procedimento administrativo simples, a Revisão da Vida Toda requer uma ação judicial para ser efetivada, já que o INSS, em geral, não realiza essa revisão voluntariamente. Isso implica que o segurado deve procurar o judiciário, apresentando documentação comprobatória de todas as suas contribuições previdenciárias.

Documentação Necessária:
Para pleitear a revisão, é crucial ter em mãos documentos como carteiras de trabalho, carnês de contribuição e outros comprovantes de pagamentos ao INSS, que serão analisados pelo juiz responsável pelo caso.

Para ser elegível à Revisão da Vida Toda, o beneficiário deve ter recebido seu benefício nos últimos dez anos, estar aposentado pelas regras anteriores à Reforma da Previdência e ter contribuído com valores consideráveis antes de 1994.

A vantagem da revisão varia caso a caso. Ela é particularmente relevante para aqueles que possuem contribuições altas nos períodos anteriores a julho de 1994 e que, após essa data, tiveram poucas contribuições ou estas foram de menor valor. Um advogado especializado em direito previdenciário pode oferecer uma análise detalhada para determinar se a revisão é vantajosa para o caso específico do segurado.

Cuidados Antes de Solicitar:
Antes de iniciar o processo judicial para a Revisão da Vida Toda, é imprescindível realizar um cálculo previdenciário detalhado para assegurar que a revisão trará, de fato, um aumento no valor do benefício, evitando surpresas desagradáveis como a redução do montante recebido.

To Top