Benefícios

INSS define data para primeiro pagamento do 13º salário

Prédio do INSS previdencia social e aposentadoria
Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) revelou a data do primeiro pagamento do 13º salário para aposentados e pensionistas em 2024. Esta parcela extra, tão aguardada pelos beneficiários, costuma ser liberada pelo Governo Federal de forma antecipada, como estratégia para impulsionar a economia do país.

Recentemente, o INSS deu o primeiro sinal de que poderá antecipar o pagamento do 13º salário neste ano. Anteriormente, não havia sido emitido nenhum comunicado oficial, gerando preocupação entre os beneficiários.

Tradicionalmente, sem a antecipação, o calendário do INSS prevê o pagamento do 13º salário apenas nos meses de agosto e novembro, dividido em duas parcelas.

No entanto, o Instituto indicou a possibilidade de antecipar o pagamento em 2024. Agora, espera-se que os recursos sejam disponibilizados ainda no primeiro semestre do ano, com pagamentos previstos para maio e junho, caso a antecipação se concretize.

  • O benefício é garantido a todos os aposentados e pensionistas pelo INSS;
  • Representa uma parcela extra do pagamento mensal;
  • Para aqueles que começaram a receber os pagamentos após o início do ano, o valor será proporcional;
  • Para calcular o valor, o segurado deve dividir o total do seu pagamento mensal por 12 e multiplicar o resultado pelo número de meses que receberá o benefício no ano;
  • O pagamento do 13º salário é depositado na mesma conta bancária junto com o valor mensal do benefício.

Com essa definição, os beneficiários podem se preparar para receber o 13º salário do INSS e organizar suas finanças.

To Top