Benefícios

Programa Bolsa Família pode oferecer novo Auxílio: conheça o vale carne

Saque Bolsa Familia
Tatiane Silva/Shutterstock.com

O governo federal, liderado pelo Presidente Lula, está considerando uma nova iniciativa para complementar o suporte nutricional às famílias brasileiras mais necessitadas: o Vale Carne. Esse benefício adicional, proposto por pecuaristas do Mato Grosso do Sul, tem como objetivo garantir o acesso à carne, uma fonte importante de proteína, para famílias em situação de vulnerabilidade, dentro do programa Bolsa Família.

Detalhes do Vale Carne

O Vale Carne consistiria em um valor mensal de R$ 35,00, destinado exclusivamente à compra de carne. A implementação desse auxílio adicional poderia beneficiar até 19,5 milhões de pessoas inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), incluindo os atuais beneficiários do Bolsa Família. O voucher seria utilizado em supermercados e açougues conveniados, permitindo a aquisição de cerca de 2 quilos de carne por mês.

Impacto Nutricional e Econômico

Além de suprir as necessidades nutricionais das famílias beneficiárias, o Vale Carne promete impulsionar o setor pecuarista brasileiro, aumentando a demanda por aproximadamente 2,3 milhões de cabeças de gado adicionais por ano. Esse estímulo não apenas beneficiaria a economia, mas também reforçaria a segurança alimentar das famílias em condições de vulnerabilidade.

Análise e Viabilidade do Projeto

Atualmente, o projeto do Vale Carne está sob análise pela Casa Civil e pelo Ministério do Desenvolvimento Social, aguardando uma avaliação criteriosa de sua viabilidade e impacto fiscal. Embora tenha potencial para melhorar significativamente a qualidade da alimentação de milhões de brasileiros, o Ministério da Fazenda alerta para o impacto orçamentário do programa, estimado em R$ 8,8 bilhões anuais, o que poderia afetar as metas de equilíbrio fiscal do governo.

Pagamentos do Bolsa Família em Março

Enquanto o Vale Carne está em análise, os pagamentos regulares do Bolsa Família seguem normalmente. Os beneficiários começarão a receber os valores referentes ao mês de março a partir do dia 15, seguindo o calendário estabelecido pelo último dígito do Número de Identificação Social (NIS).

To Top