Benefícios

Auxílio por incapacidade com a cobertura no INSS para pagamentos em 2024

INSS previdência Golpes
Renato P Castilho/Shutterstock.com

Auxílio por incapacidade com a cobertura no INSS para pagamentos em 2024 Incapacidade laborativa determina concessão do benefício; também é preciso cumprir requisitos administrativos.

Uma pergunta comum dos trabalhadores é se determinado tipo de doença dá direito ao auxílio por incapacidade temporária do INSS. Porém, esse benefício não é concedido pela existência de uma doença, ou mesmo pelo tipo de doença, e, sim, pelo fato de a enfermidade impossibilitar a pessoa de trabalhar. 

Quando a pessoa pede o auxílio por incapacidade temporária – o antigo auxílio-doença –, a Perícia Médica Federal vai avaliar se a doença apresentada exige o afastamento do trabalho, ou seja, se há incapacidade laborativa. A incapacidade laborativa é a impossibilidade de desenvolver atividades, funções ou ocupações profissionais normalmente exercidas pela pessoa. 

Cada pedido de auxílio é analisado individualmente pelo médico perito com o objetivo de verificar se a doença apresentada pelo trabalhador o impede de exercer sua atividade. Isso porque o problema de saúde que incapacita uma pessoa para o trabalho, por exemplo, pode não impedir que outra continue exercendo suas atividades profissionais.  

Portanto, é a Perícia Médica Federal que avalia cada situação, levando em consideração não apenas o tipo de doença, mas sobretudo a incapacidade para o trabalho. Se for constatada a incapacidade, o médico perito vai estimar o tempo necessário para a recuperação e fixar uma data para o encerramento do benefício. 

Além da avaliação pericial, há exigências administrativas que devem ser cumpridas.

Veja os requisitos:

Ser vinculado à Previdência Social (ou seja, estar contribuindo ou em período de graça). 

No caso dos empregados de empresa, estar incapacitado para o trabalho por mais de 15 dias consecutivos, pois o pagamento dos 15 primeiros dias de afastamento é feito pelo empregador. Já para os demais contribuintes, o pedido pode ser feito a partir do afastamento. 

Ter, pelo menos, 12 contribuições pagas. Essa carência é dispensada em alguns casos, como incapacidade causada por acidente ou por doenças graves especificadas em lei (tuberculose ativa, Aids, neoplasia maligna, entre outras). 

Como pedir o benefício

Acesse o site gov.br/meuinss ou abra o aplicativo Meu INSS, disponível para iOS e Android.  

O pedido também pode ser feito pela Central de Atendimento da Previdência, no telefone 135.

To Top