Benefícios

Começa a valer o novo limite de 1,72% para juros do consignado do INSS

INSS Dinheiro Pagamentos
rafastockbr/Shutterstock.com

A partir desta segunda-feira (11), entra em vigor o novo teto da taxa de juros para empréstimos consignados concedidos a aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Aprovada pelo CNPS (Conselho Nacional de Previdência Social) em 28 de fevereiro, a medida estabelece uma taxa máxima de 1,72% ao mês, representando uma redução de 0,04 ponto percentual em relação ao limite anterior.

A redução também se aplica ao cartão de crédito consignado, cuja taxa foi ajustada de 2,61% para 2,55% ao mês.

O consignado, direcionado a beneficiários que possuem aposentadoria ou pensão depositada em conta-corrente, destaca-se pela facilidade de acesso e juros mais baixos, uma vez que o pagamento é descontado diretamente na folha de pagamento.

Este é o sexto ajuste desde março de 2023, quando houve a primeira alteração no limite para empréstimos consignados, resultando em uma redução de 2,14% para 1,97% ao mês, em um acordo entre o governo federal e as instituições bancárias.

A partir de agora, os bancos e demais instituições financeiras estão proibidos de oferecer empréstimos e cartões consignados com taxas superiores aos novos tetos estabelecidos.

De acordo com o Ministério da Previdência Social, as regras atuais permitem que o segurado do INSS comprometa até 45% do benefício com o empréstimo, distribuídos em 35% para empréstimo pessoal, 5% para cartão de crédito e 5% para cartão de benefício.

O prazo para pagamento do empréstimo pode se estender até 84 meses (sete anos), com juros limitados, o que implica que a instituição financeira pode praticar taxas inferiores, mas não superiores ao estabelecido.

No entanto, é crucial tomar precauções ao contratar um crédito consignado para evitar armadilhas, uma vez que o pagamento é diretamente descontado do benefício, podendo acarretar problemas em caso de erro.

Aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios do INSS, incluindo o BPC (Benefício de Prestação Continuada), devem verificar as taxas praticadas pelas instituições financeiras antes de contratar o empréstimo.

Para consultar as taxas e optar pela mais adequada ao orçamento, basta acessar o Meu INSS, sem necessidade de login e senha. Confira o passo a passo abaixo:

Acesse o aplicativo ou site Meu INSS

Na página inicial, utilize a lupa e busque por “Taxas de Empréstimo Consignado”

Uma página será aberta com a lista de bancos e as taxas praticadas por cada um

Para visualizar mais bancos, basta rolar a página para baixo e clicar em “Ver mais”

Também é possível buscar pela instituição desejada na barra de pesquisa no topo da página, em “Pesquise por instituição”

To Top