Benefícios

INSS inicia mutirão de reabilitação profissional para reduzir filas de espera

inss meu inss
Fotografia Mix Vale

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) anuncia a realização de um mutirão de reabilitação profissional, marcado para iniciar nesta segunda-feira (11), visando agilizar o atendimento de 37 mil segurados atualmente em espera. Este esforço concentrado das superintendências regionais do INSS busca oferecer uma nova oportunidade para aqueles afetados por incapacidades temporárias, permitindo-lhes retornar ao mercado de trabalho ou adaptar-se a novas funções profissionais.

O mutirão distribuirá 4.773 vagas entre seis superintendências regionais, com a divisão específica de vagas por localidade: São Paulo (580), Minas Gerais (1.530), Rio de Janeiro (88), Santa Catarina (630), Pernambuco (1.265) e Distrito Federal (680). Importante ressaltar que os segurados serão contactados diretamente pelas equipes do INSS, sem a necessidade de agendamento prévio.

Os segurados aptos ao programa passarão por uma avaliação inicial multidisciplinar, que envolve terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, psicólogos, entre outros especialistas, para definir o plano de reabilitação mais adequado a cada caso.

Encaminhamentos para a Reabilitação

O encaminhamento ao programa de reabilitação pode ser iniciado pela perícia médica do INSS, por solicitação do próprio segurado ou por determinação judicial. O objetivo é avaliar a capacidade de retorno às atividades profissionais habituais e, se necessário, promover a requalificação do trabalhador para outra atividade compatível com sua condição.

Durante o período de reabilitação, o segurado continua recebendo seu benefício por incapacidade temporária, assegurando sua subsistência enquanto participa do programa. O sucesso na reabilitação profissional pode significar o retorno ao trabalho, seja na função original ou em uma nova área de atuação.

O INSS destaca que o serviço de reabilitação profissional é um conjunto de etapas interconectadas e, por isso, conta com a colaboração de entidades e empresas privadas para ampliar o espectro de reabilitação física e profissional dos beneficiários elegíveis.

Este mutirão representa uma iniciativa vital do INSS para não apenas reduzir as filas de espera mas também oferecer suporte integral aos segurados, garantindo-lhes a oportunidade de se recuperar e reintegrar à sociedade com dignidade e independência.

To Top