Benefícios

INSS: novo teto dos juros para o crédito consignado na Previdência Social

frente do inss previdencia e beneficios
Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

INSS: novo teto dos juros para o crédito consignado na Previdência Social Entra em vigor, nesta segunda-feira (dia 11), o novo teto de juros do crédito consignado para aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). No caso do empréstimo tradicional com desconto em folha, o limite baixou de 1,76% para 1,72% ao mês. Nas operações realizadas por meio de cartão de crédito e cartão consignado de benefício, caiu de 2,61% para 2,55% ao mês.

Há uma semana, foi publicada no Diário Oficial da União a Resolução 1.362 — do Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS), em conjunto com o Ministério da Previdência Social (MPS) — que formalizou a redução das taxas, dando um prazo de cinco dias para adequação das instituições financeiras.

A redução dos juros foi aprovada unanimidade pelos 20 representantes presentes no último encontro do CNPS, em fevereiro.

O plano do ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, é cortar os juros do consignado do INSS no compasso das quedas da Selic, a taxa básica de juros da economia, sob responsabilidade do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC).

Pelas regras atuais, o segurado do INSS pode comprometer até 45% do benefício com o empréstimo. Desse total, 35% são para empréstimo pessoal, 5% para cartão de crédito e 5% para cartão de benefício.

Como conferir as taxas

Para conferir as taxas e escolher a que melhor cabe no orçamento basta acessar Meu INSS, sem precisar de login e senha. Confira abaixo:

Acesse o aplicativo ou o site Meu INSS

Na página inicial, onde há uma lupa, escreva “Taxas de Empréstimo Consignado”

Será aberta uma página com a lista de bancos e os juros praticados em cada um deles

Para ver mais bancos, basta rolar a página até embaixo e clicar em “Ver mais”

Também é possível buscar pela instituição que o segurado quer pesquisar no alto da página, em “Pesquise por instituição”

To Top