Benefícios

Novo método de saque do FGTS pode levar a perdas maiores que empréstimo consignado; entenda

Celular Saque FGTS
Diego Thomazini/Shutterstock.com

Recentemente, o governo federal anunciou uma medida para reduzir a adesão ao saque-aniversário do FGTS, introduzindo uma alternativa que pode ser mais vantajosa: o empréstimo consignado.

O Ministério do Trabalho e Emprego expressou interesse em diminuir o uso do saque-aniversário do FGTS, considerando-o uma modalidade que pode resultar em perdas financeiras significativas para os trabalhadores.

Saque-aniversário do FGTS em questão

Embora o saque-aniversário tenha sido amplamente adotado desde sua criação em 2019, ele apresenta um problema crucial: se um trabalhador ficar desempregado após aderir à modalidade, ele perde o acesso ao saldo restante de sua conta do FGTS.

Como substituto, o Ministério do Trabalho e Emprego está planejando disponibilizar o empréstimo consignado através do sistema FGTS Digital, lançado recentemente. Essa modalidade permitirá que o trabalhador escolha em qual instituição bancária deseja obter o empréstimo, proporcionando maior liberdade de escolha.

Funcionamento do empréstimo consignado

No empréstimo consignado, as parcelas são descontadas diretamente na folha de pagamento do trabalhador, o que elimina a necessidade de realizar o pagamento manualmente. Essa modalidade pode oferecer uma gestão financeira mais eficiente e evitar o risco de perda de acesso ao saldo do FGTS em caso de desemprego.

O FGTS Digital entrou em operação no início de março e pode ser acessado por meio da plataforma oficial, oferecendo uma maneira conveniente de gerenciar as transações relacionadas ao FGTS.

Com essa nova medida, os trabalhadores terão uma alternativa mais segura e eficaz para lidar com suas necessidades financeiras, evitando possíveis perdas associadas ao saque-aniversário do FGTS.

To Top