Benefícios

Calendário do Bolsa Família para março: confira as datas e regras atuais

Variações de aposentadoria por invalidez pelo INSS
rafapress / Shutterstock.com

Calendário do Bolsa Família para março: confira as datas e regras atuais A Caixa Econômica Federal (CEF) liberou as datas de pagamento do Bolsa Família para o mês de março, gerando expectativas entre os beneficiários quanto à possibilidade de antecipação dos repasses. Contudo, segundo informações oficiais, não há previsão de antecipação para os pagamentos de março, seguindo o cronograma tradicional do programa.

O pagamento iniciará no dia 15 de março para os beneficiários cujo Número de Identificação Social (NIS) termina em 1, prosseguindo até o dia 28 de março, abrangendo todos os beneficiários de acordo com o último dígito do NIS. Em casos excepcionais de emergência ou calamidade pública, os pagamentos podem ser unificados, mas, por ora, segue-se o padrão estabelecido.

Calendário de Pagamento do Bolsa Família para Março:

  • 15/03: NIS final 1
  • 18/03: NIS final 2
  • 19/03: NIS final 3
  • 20/03: NIS final 4
  • 21/03: NIS final 5
  • 22/03: NIS final 6
  • 25/03: NIS final 7
  • 26/03: NIS final 8
  • 27/03: NIS final 9
  • 28/03: NIS final 0

Atualizações e Medidas Contra Fraudes:

Diante do constante desafio de fraudes, o Governo Federal, em conjunto com ministros, aprovou um relatório que inclui medidas para aprimorar o controle de dados e o monitoramento de beneficiários. Estas ações visam garantir que o auxílio chegue às famílias que realmente necessitam, promovendo maior justiça social e eficácia no programa.

Regras para o Recebimento:

Para se manterem elegíveis ao benefício, as famílias devem atender a compromissos nas áreas de saúde e educação, como acompanhamento pré-natal, vacinação de crianças e frequência escolar mínima. Além disso, é crucial manter o Cadastro Único atualizado para evitar bloqueios ou cortes no benefício.

Risco de Bloqueio:

Famílias que não atualizarem suas informações no CadÚnico ou que forem identificadas em situações de fraude estão sujeitas a ter o benefício bloqueado. A regularização pode ser feita no CRAS mais próximo, com prazo de até 30 dias após a suspensão para apresentação dos documentos necessários.

Este momento é crucial para os beneficiários do Bolsa Família, que devem estar atentos às datas de pagamento e às obrigações requeridas para garantir a continuidade do auxílio. A atualização do cadastro e o cumprimento das condicionalidades são passos essenciais para a manutenção dos benefícios.

To Top