Benefícios

Desenrola Brasil: programa oferece renegociação de dívidas com novos descontos

Desenrola
Sidney de Almeida/Shutterstock.com

O programa Desenrola Brasil, uma iniciativa governamental lançada em 2023, promove uma grande oportunidade para brasileiros que buscam regularizar suas dívidas. Com descontos que podem chegar a até 96%, o programa visa não apenas facilitar a vida financeira dos cidadãos, mas também estimular a economia do país ao aumentar a oferta de crédito.

Recentemente, o Desenrola Brasil expandiu suas fronteiras, possibilitando negociações não só online, mas também presencialmente. Para isso, basta que os interessados se dirijam a uma agência dos Correios e solicitem o serviço de renegociação de dívidas, disponível gratuitamente até o dia 28 de março.

Como Funciona a Renegociação pelo Desenrola Brasil?

O processo abrange uma variedade de débitos, desde contas bancárias a dívidas com concessionárias de serviços básicos como água e luz. Segundo dados do Ministério da Fazenda, aproximadamente 12 milhões de pessoas já aproveitaram o programa para negociar dívidas que somam R$ 36,5 bilhões.

Interessados podem optar pela negociação online, por meio da plataforma oficial do Desenrola Brasil, ou de maneira presencial nas agências dos Correios, sem nenhum custo adicional. O pagamento pode ser realizado à vista, garantindo maiores descontos, ou parcelado em até 60 vezes.

Quitar dívidas por meio do Desenrola Brasil oferece vantagens significativas, como a reorganização da vida financeira e a possibilidade de reacesso ao crédito, graças à exclusão do nome do Serasa. A medida beneficia não só o indivíduo, mas também contribui para a dinâmica econômica do país.

Se você está em busca de uma solução para suas pendências financeiras, o Desenrola Brasil apresenta uma excelente oportunidade de quitar suas dívidas com condições vantajosas. Lembre-se, a renegociação está aberta a todos os brasileiros, representando um passo

Após 5 anos as dívidas “caducam”?

diferente do que se imagina. A Serasa esclarece esse equívoco e revela o que realmente acontece com as dívidas antigas.

O que significa uma dívida “caducar”?
Após cinco anos sem pagamento, uma dívida pode parar de ser exibida nos registros da Serasa ou do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC). Isso é o que muitos chamam de “caducar”. No entanto, é fundamental compreender que a dívida não desaparece ou é perdoada. Ela apenas não pode mais ser usada para negativar seu nome nos órgãos de proteção ao crédito. Ou seja, a dívida entra em um estado chamado prescrição.

O que acontece com as dívidas prescritas?

Continuam existindo: A dívida permanece e o credor pode buscar formas alternativas de cobrá-la.
Não vão para a justiça: O credor perde o direito de acionar judicialmente para cobrar a dívida.
Seu nome fica limpo: A dívida prescrita não é mais visível nas consultas aos órgãos de proteção ao crédito.
Score de crédito não é afetado: Como a dívida não está mais associada ao seu CPF, seu score de crédito não sofre impacto por ela.
Então, as dívidas são perdoadas após cinco anos?
Não exatamente. Após esse período, você ainda deve o valor ao credor. A diferença é que ele perde certos direitos legais, mas isso não significa que a dívida seja anulada ou perdoada. As relações com o credor podem ser prejudicadas, dificultando novas transações a prazo.

To Top