Benefícios

Fraude no Bolsa Família visa contas bancárias de beneficiários

Variações de aposentadoria por invalidez pelo INSS
Cassiano Correia / Shutterstock.com

Moradores de Ribeirão Preto, São Paulo, inscritos no programa Bolsa Família, enfrentam uma nova ameaça: o golpe do recadastramento. Utilizando o pretexto de uma necessária atualização cadastral, criminosos estão fraudando beneficiários do programa com o intuito de acessar e esvaziar suas contas bancárias.

O esquema inicia-se com uma ligação, seguida por interações via aplicativos de mensagens, onde os golpistas, fingindo ser representantes do aplicativo Caixa Tem, informam às vítimas sobre a necessidade urgente de recadastramento para a manutenção do benefício. Com posse de algumas informações básicas sobre os beneficiários, os criminosos solicitam o envio de códigos ou o acesso a links que permitem a invasão das contas bancárias das vítimas.

Um caso reportado envolve uma moradora desempregada da zona Norte de Ribeirão Preto, mãe de quatro filhos, que teve R$ 400 subtraídos de sua conta após seguir as orientações fraudulentas. No dia destinado ao recebimento do Bolsa Família, ela descobriu que parte do valor havia sido indevidamente retirada.

Orientações para Prevenção

Para evitar cair nesses golpes, as autoridades locais enfatizam a importância de não compartilhar dados pessoais ou bancários por telefone ou através de mensagens. É crucial lembrar que qualquer comunicação oficial relacionada ao Bolsa Família ocorre presencialmente nas Secretarias de Assistência Social ou pelo aplicativo oficial Caixa Tem.

“A principal forma de proteção é a informação. Se você receber qualquer mensagem solicitando ação para manter seu benefício do Bolsa Família, desconfie. As atualizações cadastrais são realizadas pelos canais oficiais e com a devida segurança”, alerta a Secretária de Assistência Social de Ribeirão Preto, Gláucia Berenice.

Este alerta serve como um lembrete para todos os beneficiários do programa em todo o Brasil para permanecerem vigilantes e protegerem suas informações contra oportunistas.

Bolsa Família: solicitar o pagamento

Bolsa Família: solicitar o pagamento O que é: É um programa de transferência direta e indireta de renda, destinado às famílias em situação de pobreza e extrema pobreza em todo o país, de modo que consigam superar a situação de vulnerabilidade social.

O Programa é gerido pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, responsável pelo gestão do Programa e envio dos recursos para pagamento dos benefícios.

A CAIXA é o Agente Operador do Programa, responsável pelo pagamento dos benefícios e disponibilização de canais para atendimento aos beneficiários que tenham dúvidas sobre o saque do benefício.

QUAIS OS OBJETIVOS DO PROGRAMA

​Promover a cidadania com garantia de renda e apoiar, por meio dos benefícios ofertados, a articulação de políticas voltadas aos beneficiários, com vistas à superação das vulnerabilidades sociais das famílias;
Promover, prioritariamente, o desenvolvimento das crianças e dos adolescentes, por meio de apoio financeiro a gestantes, nutrizes, crianças e adolescentes em situação de pobreza ou extrema pobreza;
Promover o desenvolvimento das crianças na primeira infância, com foco na saúde e nos estímulos às habilidades físicas, cognitivas, linguísticas e socioafetivas, de acordo com o disposto na Lei nº 13.257, de 8 de março de 2016;
Ampliar a oferta do atendimento das crianças em creches;
Estimular crianças, adolescentes e jovens a terem desempenho científico e tecnológico de excelência; e
Estimular a emancipação das famílias em situação de pobreza e extrema pobreza.

QUEM PODE PARTICIPAR DO PROGRAMA

São elegíveis ao Programa Bolsa Família as famílias:

I – inscritas no CadÚnico; e

II – cuja renda familiar per capita mensal seja igual ou inferior a R$ 218,00 (duzentos e dezoito reais).

COMO RECEBER

​​​​​​​Saiba o que fazer para que sua família receba o benefício​

  1. Cadastramento​Se sua família se encaixa em uma das faixas de renda definidas pelo programa, procure o setor responsável pelo Bolsa Família no seu município. É necessária a apresentação do documento de identificação para fazer parte do Cadastro Único dos Programas Sociais do Governo Federal. ​Clique aqui e saiba mais informações sobre a forma de cadastramento.
  2. Seleção​A seleção das famílias é feita pelo Ministério gestor do programa com base nos dados inseridos pelas prefeituras no Cadastro Único dos Programas Sociais do Governo Federal. A seleção é mensal, e os critérios usados são a composição familiar e a renda de cada integrante.
  3. PagamentoSe a sua família estiver entre as selecionadas você passa a contar com a ajuda do programa. O valor será de acordo com o tipo de benefício para o perfil da sua família.
To Top