Benefícios

Sites falsos de pagamento do IPVA enganam condutores

Terceira parcela do IPVA 2022 vence na terça-feira (12)para veículos com placa final 2
Divina Epiphania/Shutterstock.com

Consumidores estão sendo alertados sobre uma nova estratégia de criminosos que criam sites falsos para enganar na hora de pagar o IPVA. Esses sites, visualmente semelhantes aos oficiais, direcionam a transferência via Pix para contas dos fraudadores.

Nesta quarta-feira (11), a polícia descobriu o local onde operavam cerca de 300 dessas empresas falsas. De acordo com as autoridades, os criminosos desenvolveram uma rede de sites com nomes similares aos de órgãos públicos e grandes redes de varejo para ludibriar os usuários. Os investigados utilizavam estratégias para que esses sites aparecessem como os primeiros resultados em páginas de busca, aumentando a possibilidade de engano.

Um dos casos relatados foi o de um fazendeiro que realizou o pagamento do suposto IPVA em um desses sites fraudulentos.

Diante desse cenário, especialistas recomendam que os consumidores verifiquem cuidadosamente a URL dos sites de pagamento do IPVA, certificando-se de acessar apenas os portais oficiais dos órgãos competentes. Além disso, é fundamental desconfiar de ofertas muito vantajosas ou de solicitações de pagamento por meios incomuns, como Pix para contas pessoais.

As autoridades alertam para a importância de denunciar qualquer suspeita de fraude e orientam a buscar canais oficiais de comunicação para informações seguras sobre pagamentos de impostos e taxas.

To Top