Internacional

Brasil e Argentina estreitam laços aéreos e encerram restrições de voos semanais

aeroporto de sao paulo congonhas viagens
© Rovena Rosa/Agência Brasil

O Ministério das Relações Exteriores anunciou nesta quarta-feira (13) uma nova parceria entre Brasil e Argentina, marcando um avanço significativo na aviação civil entre os dois países. Através da implementação da política de “céus abertos”, o acordo visa eliminar os limites semanais de voos regulares de passageiros e simplificar a autorização de voos de carga. As negociações foram conduzidas pelas agências reguladoras de Aviação Civil dos dois países durante reuniões realizadas entre os dias 6 e 7 de março.

Anteriormente limitada a 170 viagens semanais, a nova política permitirá que as companhias aéreas brasileiras e argentinas determinem livremente a quantidade de voos de passageiros que desejam oferecer entre as nações. De acordo com o Itamaraty, essa medida oferecerá maior flexibilidade às empresas para planejar suas operações, potencialmente aumentando a oferta de serviços e promovendo uma competição mais ampla nas rotas que conectam os países.

Além disso, o acordo amplia as permissões para operações de serviços de carga. Agora, as companhias aéreas dos dois países poderão realizar transporte de carga internacional sem a necessidade de que a operação comece ou termine no país de origem da empresa aérea.

Antes de finalizar o acordo com Buenos Aires, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) do Brasil já havia negociado direitos semelhantes para transporte de cargas com outros países da América Latina, como Chile, Costa Rica, Cuba, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, Uruguai e Venezuela.

To Top