Benefícios

Fies Social abre inscrições para 112 mil; como participar?

Fies Educação
rafastockbr/Shutterstock.com

Fies Social abre inscrições para 112 mil; como participar? O Ministério da Educação anuncia a abertura das inscrições para o Fies Social, iniciativa que promete democratizar o acesso ao ensino superior no Brasil. A partir desta terça-feira, 12 de março, até sexta-feira, 15 de março, estudantes de todo o país terão a oportunidade de concorrer a 112.168 vagas em diversos cursos de graduação. A seleção, voltada principalmente para alunos de baixa renda, oferece condições facilitadas de financiamento, marcando um passo importante na reformulação do antigo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Dando continuidade às políticas de inclusão educacional, pelo menos 50% das vagas serão destinadas a candidatos com renda familiar per capita de até meio salário mínimo, inscritos no Cadastro Único. Para estes, o programa assegura o financiamento de até 100% dos encargos educacionais, permitindo que mais brasileiros possam investir em sua formação superior sem o peso das mensalidades.

Os interessados devem realizar a inscrição online através do portal Acesso Único, podendo optar por até três cursos diferentes, abrangendo diversas áreas do conhecimento. O resultado da chamada única será divulgado no dia 21 de março, seguido da etapa de complementação de inscrição para os pré-selecionados, entre os dias 22 e 26 de março. Aqueles que não forem selecionados inicialmente ainda têm chances de ser convocados através da lista de espera, disponível de 28 de março a 30 de abril.

Requisitos para Candidatura

Para estar apto a concorrer às vagas do Fies Social, é necessário:

  • Ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010;
  • Obter uma média aritmética igual ou superior a 450 pontos nas cinco provas do exame;
  • Não ter zerado a redação;
  • Possuir uma renda familiar mensal bruta per capita de até 3 salários mínimos.

O Fies Social se apresenta como um vetor de mudança social, ao ampliar o acesso ao ensino superior para estudantes que, de outra forma, não teriam condições de arcar com os custos de uma graduação. Ao facilitar a entrada no ensino superior, o programa contribui para a formação de profissionais qualificados e para o desenvolvimento socioeconômico do país.

Saiba tudo sobre o Novo FIES

Saiba tudo sobre o Novo FIES Recurso concedido terá taxa real zero de juros para os estudantes com renda familiar per capita de até três salários mínimos.

O Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) é um programa do MEC (Ministério da Educação) que financia cursos superiores não gratuitos com avaliação positiva no Sinaes (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior).

Os financiamentos concedidos com recursos do Fies terão taxa real zero de juros, para os estudantes com renda familiar per capita de até três salários mínimos.

Inscrição, seleção e cursos
Poderá se inscrever no processo seletivo o candidato que participou do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), a partir da edição de 2010 e tenha obtido média aritmética das notas nas provas igual ou superior a 450 pontos e nota superior a zero na redação.

O MEC (Ministério da Educação) abriu na última terça-feira (27) as inscrições para o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) do segundo semestre de 2021. Não poderão se inscrever no processo seletivo os candidato pré-selecionado em processo seletivo anterior, candidato que não tenha quitado financiamento anterior pelo Fies ou pelo Creduc (Programa de Crédito Educativo), candidato que se encontre em período de utilização do financiamento do Fies e candidatos que submeteram ao ENEM com o único objetivo de auto-avaliação, na condição de treineiro.

O bolsista parcial do Prouni (Programa Universidade Para Todos) poderá participar do processo seletivo do Fies e financiar a parte da mensalidade não coberta pela bolsa, desde que se enquadre nas condições previstas no edital do processo seletivo vigente. Para os participantes que já concluíram o ensino superior, também poderão participar do Fies, desde que se enquadre nos critérios estabelecidos pelo edital.

To Top