Brasil

Onda de calor afeta Sul, Sudeste e Mato Grosso do Sul, persistindo até o Sábado

verao calor temperatura previsao clima tempo
© Paulo Pinto/Agência Brasil

Uma onda de calor que se estende pelo Sul, Sudeste e Mato Grosso do Sul deve permanecer pelo menos até o próximo sábado (17), segundo informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Até então, áreas do Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul continuarão a registrar temperaturas até cinco graus acima da média para o período. Em alguns locais, os termômetros podem ultrapassar os 40°C. Esse fenômeno é considerado atípico pelos meteorologistas devido à proximidade do final do verão no Hemisfério Sul, que encerra no dia 20, na próxima quarta-feira.

De acordo com a meteorologista Dayse Moraes, do Inmet, a alta pressão atmosférica atual interfere na circulação do ar, na umidade e na temperatura. “Não há formação de nuvens de chuva, o céu permanece aberto e muito azul, o que intensifica a radiação solar e, consequentemente, eleva as temperaturas”, explicou.

Esta onda de calor é a oitava consecutiva no país desde agosto de 2023. O ano passado foi caracterizado como o mais quente da história, conforme relatório da Organização Meteorológica Mundial (OMM). No Brasil, a média anual ficou em 24,92°C, 0,69°C acima da média histórica registrada entre 1991 e 2020, que é de 24,23°C. Em 2022, a média anual foi de 24,07°C, 0,16°C abaixo da média histórica.

Em função dessa situação, o Inmet emitiu um “aviso laranja”, indicando uma onda de calor que persiste por um período entre três a cinco dias. Se as altas temperaturas persistirem por mais tempo, será emitido um “aviso vermelho”.

Outras regiões do país, como o sul de Goiás, Bahia, Pará, Rondônia e o litoral dos estados do Sul, estão sob “aviso amarelo”, indicando “perigo potencial” por condições registradas por dois a três dias.

Sempre que as temperaturas atingem níveis elevados, a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) é evitar atividades intensas ao ar livre sem a proteção adequada, beber água regularmente, mesmo sem sentir sede, e evitar a exposição direta ao sol, principalmente entre as 10h e as 16h.

To Top