Política

Depoimento vira bomba para defesa de Bolsonaro

Jair Bolsonaro
NANCY AYUMI KUNIHIRO/Shutterstock.com


O contexto político brasileiro enfrenta mais um capítulo controverso com o depoimento do ex-comandante do Exército, Freire Gomes, trazendo tensão ao entorno de Jair Bolsonaro. Segundo relatos de aliados próximos ao ex-presidente, as revelações de Gomes sobre reuniões que discutiam um golpe de estado são consideradas extremamente graves, potencialmente as mais sérias acusações contra Bolsonaro até o momento.

Gomes detalhou encontros entre Bolsonaro, ele mesmo e o ex-ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira, onde foram apresentadas propostas para a utilização de medidas extraordinárias em relação ao processo eleitoral. A preocupação se intensifica com a confirmação de que Bolsonaro mostrou uma minuta golpista, discutindo seu conteúdo com membros das Forças Armadas.

Este depoimento coloca em cheque a defesa de Bolsonaro, que até agora enfatizava a ausência de assinatura em documentos comprometedores. No entanto, a gravidade da situação se acentua com a indicação de que meramente conspirar contra a democracia configura crime, de acordo com as interpretações da Polícia Federal e do Supremo Tribunal Federal.

Além de complicar a posição de Bolsonaro, o depoimento de Freire Gomes também envolve diretamente o ex-ministro da Defesa e o ex-ministro da Justiça, Anderson Torres, ao evidenciar discussões sobre a minuta golpista e a tentativa de validar juridicamente um golpe de estado.

Apesar da situação delicada, a defesa do ex-ministro Walter Braga Netto considera que o depoimento de Gomes pode beneficiá-lo, uma vez que não o coloca diretamente nas reuniões que discutiam ações golpistas.

To Top