Benefícios

Inscritos no CadÚnico podem ser acesso ao FIES Social

Fies Educação
rafastockbr/Shutterstock.com


Os inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) agora têm mais um benefício à sua disposição: o acesso facilitado ao Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) Social. A iniciativa, recentemente anunciada pelo Ministério da Educação (MEC), é direcionada especialmente para estudantes de baixa renda, reservando ao menos 50% das vagas do programa para essa parcela da população.

Esse novo segmento do FIES, chamado FIES Social, tem como objetivo democratizar o acesso ao ensino superior, permitindo que pessoas inscritas no CadÚnico possam financiar integralmente seus cursos em instituições privadas de ensino superior. Com isso, o governo pretende não apenas facilitar a entrada de alunos de baixa renda no ensino superior, mas também incentivar sua permanência e conclusão do curso.

Para ser elegível ao FIES Social, o candidato deve atender a alguns critérios específicos, como estar inscrito no CadÚnico, possuir renda familiar per capita de até meio salário mínimo e ter participado de alguma edição do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) a partir de 2010, alcançando uma nota mínima de 450 pontos.

A modalidade FIES Social promete ser um divisor de águas para muitas famílias brasileiras, oferecendo uma oportunidade concreta de mudança de vida por meio da educação. O financiamento cobre 100% do valor do curso escolhido, com o estudante iniciando o pagamento das parcelas apenas após a conclusão do curso, proporcionando assim um período de carência que facilita a entrada no mercado de trabalho antes do início do pagamento do financiamento.

Com o prazo de inscrições se encerrando em 15 de março, interessados devem agir rapidamente para aproveitar essa oportunidade inédita. O FIES Social não apenas abre portas para o ensino superior, mas também reforça a importância de manter os dados do CadÚnico atualizados para não perder acesso a esse e outros benefícios sociais oferecidos pelo governo.

To Top