Brasil

Lula vai ao Rio Grande do Sul pela primeira vez após as enchentes

Presidente Lula
Wagner Vilas/Shutterstock.com

Nesta sexta-feira (15), o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem programada sua primeira visita ao Rio Grande do Sul desde as devastadoras chuvas que assolaram a região a partir de setembro do ano passado. A agenda inclui passagens por Porto Alegre e Lajeado, onde ele irá avaliar as ações governamentais em apoio às comunidades severamente impactadas pelas enchentes.

As tempestades recentes colocaram diversas partes do estado em alerta laranja, emitido pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), devido a riscos elevados de tempestades, alagamentos e danos consideráveis tanto à infraestrutura quanto à agricultura local. Desde o início do evento climático extremo, aproximadamente 31 mil pessoas foram afetadas, resultando em centenas de desabrigados e desalojados.

Durante uma emergência anterior, enquanto o Presidente Lula estava na cúpula do G20 na Índia, o Vice-Presidente Geraldo Alckmin visitou o estado, anunciando um aporte de R$ 741 milhões em auxílio aos municípios afetados. Mais recentemente, em janeiro, o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional reconheceu oficialmente a situação de emergência em Porto Alegre, permitindo que a cidade solicitasse recursos federais para reparos e medidas de defesa civil.

Além das medidas imediatas de socorro, o Presidente Lula planeja anunciar investimentos significativos através do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) no estado. Estão previstos R$ 75,6 bilhões para serem investidos em mais de 350 obras voltadas para saúde, educação, esporte e cultura. Estes projetos, uma vez concluídos, deverão beneficiar cerca de 8,6 milhões de habitantes do Rio Grande do Sul, representando quase 80% da população estadual.

Esta visita sublinha o compromisso do governo federal em responder de forma rápida e eficaz às crises causadas por fenômenos naturais, ao mesmo tempo em que se planeja para o

To Top