Brasil

Verão se despede com altas temperaturas antes da chegada do outono

Outono Verão Calor
Foto: Governo do Estado de São Paulo

Enquanto o outono se aproxima, marcando seu início para a próxima quarta-feira (20), os brasileiros ainda enfrentarão os resquícios de um verão intenso nos dias que antecedem a mudança de estação. Segundo especialistas da Climatempo, a onda de calor que elevou significativamente as temperaturas na última semana persistirá, mantendo o clima quente em extensas áreas do país.

De acordo com Vinícius Lucyrio, climatologista da Climatempo, apesar das expectativas de temperaturas mais amenas típicas do outono, os efeitos da onda de calor devem prevalecer, especialmente no interior e nas áreas leste do Brasil, afetando estados como São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo e parte do interior da Bahia, que deverão experimentar dias particularmente quentes até a transição oficial de estação.

A expectativa é que, a partir do dia 21, uma frente fria avance, promovendo uma queda nas temperaturas, especialmente no Sul e no Sudeste do país. Este movimento deve trazer um alívio para os residentes destas regiões, marcando o fim do padrão de calor predominante.

Além do aguardado declínio na temperatura, a primeira frente fria do outono poderá provocar temporais ao longo do litoral de São Paulo e Rio de Janeiro, com previsões de tempestades significativas nos estados do Sul e no Mato Grosso do Sul. Apesar de um início de outono ainda quente, espera-se um refresco nas temperaturas já na primeira semana da nova estação.

Embora o cenário geral indique um verão tardio com temperaturas elevadas, o clima promete ser instável em outras regiões do Brasil, com chuvas esparsas previstas principalmente para os estados do Norte e Nordeste, influenciadas pela Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). Este fenômeno meteorológico deve manter a umidade e provocar chuvas volumosas em locais específicos até meados da próxima semana.

Enquanto a região Norte pode esperar temporais, especialmente no centro-sul, áreas do Brasil central também estão propensas a pancadas de chuva mais isoladas, contribuindo para um clima variado na transição entre as estações.

Em suma, o verão se despede em grande estilo, mantendo as altas temperaturas por mais alguns dias, antes de dar lugar a um outono que promete trazer temperaturas mais frescas e um clima mais ameno para diversas partes do país.

To Top