Benefícios

Como posso calcular aposentadoria no INSS pela Internet?

INSS Previdência
rafastockbr/Shutterstock.com

Você já se perguntou como simular sua aposentadoria pelo INSS online? Essa é uma dúvida frequente entre os trabalhadores que desejam entender melhor sua situação previdenciária. Nesta matéria, vamos explorar tudo o que você precisa saber sobre essa simulação e como realizar o procedimento de forma eficaz.

Novo simulador do INSS: está funcionando?

Em determinado momento, o simulador de aposentadoria do INSS ficou inoperante devido a mudanças nas regras de cálculo. No entanto, desde seu retorno, muitos segurados se depararam com uma redução nos valores simulados. Isso se deve à aplicação do divisor mínimo, que pode diminuir o valor da aposentadoria para aqueles com menos de 108 contribuições após julho de 1994.

O que é o simulador do INSS?

O simulador do INSS é uma ferramenta destinada a fornecer informações sobre o benefício de aposentadoria, com base nos dados disponíveis no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS). No entanto, é importante ressaltar que o simulador analisa apenas as regras de aposentadoria comuns, deixando de lado casos especiais, como aposentadorias especiais para professores e pessoas com deficiência.

Como fazer a simulação do valor da aposentadoria?

Para realizar a simulação da aposentadoria pelo INSS, basta acessar o site ou aplicativo do Meu INSS e seguir alguns passos simples. Após fazer o login, procure a opção de simulação de aposentadoria, verifique ou atualize seus dados e, em seguida, recalcule. O resultado será apresentado com base nas informações disponíveis no CNIS.

Por que não consigo simular aposentadoria?

Alguns trabalhadores podem encontrar dificuldades ao tentar simular sua aposentadoria pelo simulador do INSS, principalmente se estiverem enquadrados em categorias com regras de aposentadoria diferenciadas. Além disso, o simulador não considera pendências no CNIS, vínculos em regimes próprios, entre outras situações específicas.

O simulador do INSS é confiável?

Apesar de ser uma ferramenta útil, o simulador do INSS não é infalível. Ele pode não considerar todas as regras aplicáveis e não garante o valor da aposentadoria simulada. Portanto, é fundamental buscar orientação especializada para uma análise mais completa e precisa da situação previdenciária.

Planejamento previdenciário muda a simulação de aposentadoria do INSS?

Sim, o planejamento previdenciário pode alterar significativamente a simulação de aposentadoria feita pelo INSS. Uma análise detalhada dos documentos e circunstâncias individuais pode revelar novas oportunidades e direitos previdenciários que não são considerados pelo simulador do INSS.

Com estas informações, você estará mais preparado para entender e planejar sua aposentadoria, garantindo uma transição tranquila para essa nova fase da vida.

INSS: pessoas de baixa renda podem contribuir mensalmente?

Facultativo de baixa renda é uma forma de contribuição ao INSS com o valor reduzido a 5% do salário-mínimo. Essa modalidade é exclusiva para pessoas de famílias de baixa renda e que se dediquem exclusivamente ao trabalho doméstico em sua residência (dono de casa) e que não tenha renda própria.

O que é preciso para contribuir como Facultativo de baixa renda?

Primeiro, é preciso que a pessoa não tenha renda própria de nenhum tipo (incluindo aluguel, pensão alimentícia, pensão por morte, entre outros valores). A pessoa também não pode exercer atividade remunerada e deve se dedicar apenas ao trabalho doméstico, na própria residência. A renda familiar deve ser de até dois salários mínimos, sendo que o Auxílio Brasil não é considerado para o cálculo da renda.

É preciso também estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), com todos os dados atualizados – essa atualização deve ser feita a cada dois anos. Para se inscrever no CadÚnico, a pessoa deve procurar o Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) da cidade em que mora.

Como contribuir

É possível gerar a Guia da Previdência Social pelo Meu INSS, clicando em Emitir Guia de Pagamento (GPS). Ou pelo portal gov.br (clique aqui).

Quem preferir, pode comprar um carnê em uma papelaria e contribuir, usando o código de pagamento 1929. O pagamento pode ser feito nos bancos ou em casas lotéricas.

Quem contribui como facultativo baixa renda tem direito aos benefícios:

– Aposentadoria por idade
– Aposentadoria por incapacidade permanente
– Auxílio por incapacidade temporária
– Auxílio-reclusão
– Salário-maternidade
– Pensão por morte

Em caso de dúvidas, a pessoa pode ligar para a Central de Atendimento do INSS pelo telefone 135. O serviço está disponível de segunda a sábado das 7h às 22h (horário de Brasília).

To Top