Benefícios

Licença-menstrual, Vale-Uber e mais: veja as ofertas para atrair e manter os talentos

CTD carteira de trabalho
Leonidas Santana/Shutterstock.com

Na busca por manter e atrair talentos em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, empresas brasileiras estão inovando em suas políticas de benefícios. Um levantamento realizado pela Robert Half destaca que, no final de 2023, a taxa de desemprego caiu para 7,4% entre a população geral, mas para profissionais qualificados, essa taxa foi ainda mais baixa, marcando 3,6%. Diante desse cenário, as empresas estão buscando estratégias para reter esses profissionais essenciais.

Com a pandemia de Covid-19 remodelando o ambiente de trabalho, a flexibilidade passou a ser uma palavra-chave para os profissionais. Empresas como a Mastercard e a Bristol Myers Squibb (BMS) estão oferecendo condições de trabalho mais flexíveis, permitindo aos funcionários maior liberdade para balancear suas vidas pessoais e profissionais.

Benefícios Voltados para a Família

Entendendo a importância da família para os funcionários, algumas empresas estão ampliando suas políticas de benefícios para incluir licenças especiais para cuidadores, procedimentos de planejamento familiar, e até mesmo licenças-paternidade estendidas. Exemplos incluem a Haleon, com sua licença CareGivers, e a DocuSign, que oferece até seis meses de licença-paternidade.

Investindo no Conhecimento

Reconhecendo que o desenvolvimento profissional é crucial para a satisfação e retenção de talentos, companhias como a Claro e a Daiichi Sankyo Brasil estão investindo em programas de incentivo à educação e ao aprendizado de idiomas, respectivamente. Estas iniciativas não apenas beneficiam os profissionais em suas carreiras, mas também contribuem para a evolução da empresa.

Reconhecimento e Recompensas

Para celebrar a trajetória dos colaboradores dentro da empresa, algumas organizações estão adotando programas de pontos e vales-presente personalizados, como o programa “Bravo” da BMS Brasil. Essas iniciativas promovem o reconhecimento dos esforços e conquistas dos funcionários, incentivando a lealdade e o comprometimento com a empresa.

O Futuro dos Benefícios Corporativos

As estratégias adotadas pelas empresas refletem uma compreensão profunda das necessidades e desejos dos profissionais modernos. Ao oferecer benefícios que vão além do básico, as organizações não apenas atraem novos talentos, mas também fortalecem a lealdade e a motivação de seus funcionários atuais. Esse enfoque no bem-estar e desenvolvimento pessoal e profissional está definindo um novo padrão no mercado de trabalho, com promessas de ambientes de trabalho mais humanizados e produtivos.

To Top