Benefícios

Auxílio-Doença cortado no INSS; entenda como é feito o pente-fino

cadastro unico sus meu inss caixa pis
Fotografia de MixVale.com.br

Auxílio-Doença cortado no INSS; entenda como é feito o pente-fino O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) anunciou uma revisão significativa em seus procedimentos, afetando diretamente o Auxílio por Incapacidade Temporária, conhecido popularmente como auxílio doença, e outros benefícios. Sob a liderança do presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, esta revisão visa identificar irregularidades e potenciais fraudes, com o objetivo de economizar cerca de R$ 10 bilhões no orçamento.

Impacto nos Beneficiários

Esta medida pode resultar no corte do benefício para centenas de beneficiários, além de impactar o Benefício de Prestação Continuada (BPC), o seguro defeso e o Atestmed. Segundo Stefanutto, em entrevista ao Jornal O Globo, o foco estará nos beneficiários que recebem o auxílio há mais de um ano. Eles serão convocados para novas perícias médicas para reavaliar a necessidade da continuação do benefício.

Pente-Fino nos Benefícios

A revisão programada para julho deste ano busca aprimorar a eficiência e a justiça na distribuição dos benefícios. No caso específico do seguro defeso, destinado aos pescadores artesanais durante o período de reprodução dos peixes, o pente-fino utilizará dados fornecidos pelos estados e municípios para verificar a legitimidade das reivindicações.

Agilidade no Processo

O INSS também está empenhado em tornar os processos de aprovação, cancelamento e até restituição de valores pagos indevidamente mais ágeis. Uma mudança na legislação está sendo proposta para acelerar estes procedimentos. Adicionalmente, foi anunciada a redução no tempo de espera para a concessão do auxílio doença, permitindo aos segurados utilizar atestados médicos por até 180 dias após a emissão.

Como Solicitar o Auxílio

Os segurados podem requerer o Auxílio por Incapacidade Temporária através do portal ou aplicativo Meu INSS, facilitando o acesso aos serviços oferecidos pelo Instituto sem a necessidade de deslocamento físico.

Estas medidas, embora controversas, são apresentadas pelo INSS como uma forma de garantir a sustentabilidade do sistema previdenciário brasileiro, assegurando que os recursos sejam destinados a quem realmente necessita.

To Top