Benefícios

INSS simplifica processo de solicitação de benefícios para brasileiros que estão no exterior

inss agencia
Fotografia Mix Vale

Nos últimos anos, o número de brasileiros que decidiram viver no exterior em busca de oportunidades tem crescido significativamente. De acordo com dados do Ministério das Relações Exteriores, aproximadamente 4,4 milhões de brasileiros vivem fora do país, representando um aumento de quase 40% na última década. Muitos desses emigrantes continuam recebendo benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Para atender a essa demanda específica, o INSS conta com Agências da Previdência Social de Atendimento a Acordos Internacionais (APSAI).

No Brasil, sete agências são responsáveis por manter contato direto com os segurados e dependentes, fornecendo informações, auxiliando na conclusão dos requerimentos previdenciários e concedendo benefícios.

Os acordos internacionais firmados pelo INSS facilitam a transferência de benefícios financeiros e simplificam os procedimentos burocráticos para os segurados que residem no exterior. As APSAI também prestam assistência aos beneficiários que vivem no Brasil e recebem benefícios previdenciários de outros países.

Para os beneficiários residentes em países com os quais o Brasil possui acordos internacionais, o INSS realiza a remessa dos valores para uma instituição designada pelo próprio instituto, garantindo que os valores estejam disponíveis na conta do segurado até o segundo dia útil de cada mês.

No entanto, para os beneficiários que residem em países sem acordos internacionais com o Brasil, o processo é mais complexo. Nesses casos, os beneficiários precisam nomear um procurador no Brasil para receber os benefícios em seu nome, pois não é possível receber os pagamentos diretamente no país de residência.

Como solicitar esse serviço:

  1. Acesse o site https://meu.inss.gov.br e clique na aba “serviços sem senha”.
  2. Selecione a opção “Novo Pedido” e informe seus dados pessoais.
  3. Escolha a opção “Benefícios e Serviços de Acordos Internacionais”.
  4. Solicite a “Transferência de Benefício para Recebimento em Banco no Exterior”.

Os endereços das sete APSAI e outras informações úteis sobre os acordos internacionais estão disponíveis no site do Ministério das Relações Exteriores e nos canais remotos do INSS, como a Central 135 e o aplicativo Meu INSS.

To Top