Benefícios

Inteligência artificial pode ser usada para pagar o Bolsa Família apenas para beneficiários elegíveis

dinheiro e cartao do bolsa familia
rafapress / Shutterstock.com

O ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, anunciou hoje que o governo implementará o uso de Inteligência Artificial (IA) no programa Bolsa Família, visando efetuar pagamentos somente às famílias que realmente se enquadrem nos critérios estabelecidos.

De acordo com o ministro, atualmente cerca de 2% dos beneficiários do programa não atendem aos requisitos. Ele enfatizou que a meta é atingir 100% de eficiência no programa.

Durante o lançamento do plano anual da rede federal de fiscalização do Bolsa Família e Cadúnico, Dias destacou a importância da utilização da IA para garantir que apenas os verdadeiros beneficiários tenham acesso ao programa.

O plano anual da rede federal de fiscalização inclui diversas ações, como a melhoria da qualidade da base de dados, atualização e unificação do fluxo de denúncias do Bolsa Família e do Cadúnico, além de apresentar cinco diretrizes gerais para o plano de ação, como a não criminalização da pobreza e a estruturação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) nos estados e municípios.

Dias ressaltou que em anos eleitorais, como 2022, houve um aumento no número de fraudes, e o governo está focado em prevenir tais problemas. Segundo ele, é fundamental evitar as fraudes antes mesmo do primeiro pagamento, por meio da eficácia nos sistemas de proteção social.

Além disso, o plano prevê a criação de dois grupos de trabalho, um para redução de litigiosidade e outro para elaborar propostas de aplicação de recursos federais no Cadúnico.

To Top