Política

Polícia Federal indicia Bolsonaro, Cid e deputado por falsificação de certificado vacinal da Covid-19

Bolsanaro
BW Press/Shutterstock.com

Na sequência de investigações sobre a falsificação de certificados de vacinas contra Covid-19, a Polícia Federal indiciou o ex-presidente Jair Bolsonaro, assim como outras 16 pessoas, por associação criminosa e inserção de dados falsos em sistema de informações.

O indiciamento implica no encaminhamento do processo ao Ministério Público Federal, que determinará se haverá denúncia à Justiça ou o arquivamento da investigação. Entre os indiciados estão o tenente-coronel Mauro Cid e o deputado federal Gutemberg Reis (MDB-RJ), ambos acusados também de inserção e falsificação de dados.

Além disso, Cid foi indiciado por uso indevido de documento falso.

Os crimes em questão preveem penas que variam de 1 a 3 anos de prisão para associação criminosa, de 2 a 12 anos para inserção de dados falsos em sistema de informações e de 2 a 6 anos para falsificação de documento público. Após a divulgação da notícia, o advogado de Bolsonaro, Fabio Wajngarten, lamentou a divulgação do indiciamento, sem comentar mais detalhes sobre o teor do processo. Por sua vez, Washington Reis, irmão de Gutemberg e atual secretário de Transportes do RJ, presidente estadual do MDB-RJ, defendeu a inocência do deputado, qualificando as acusações como perseguição política.

O G1 procurou as defesas de Bolsonaro e Cid para comentários, porém, até o momento da última atualização desta notícia, não houve retorno.

To Top