Benefícios

Aposentadoria: Maneiras de aumentar seu pagamento no INSS

calculadora do inss meu inss previdencia social
rafastockbr / Shutterstock.com

Aposentadoria: Maneiras de aumentar seu pagamento no INSS Muitas vezes, a concessão da aposentadoria ou seu reajuste pode conter erros que passam despercebidos. No entanto, esses equívocos podem resultar em perdas financeiras significativas para os aposentados. Felizmente, existem oportunidades de revisão que podem corrigir esses erros e garantir o pagamento dos valores devidos.

As revisões de aposentadoria tornaram-se mais comuns após reformas na previdência, criando uma janela de oportunidade para corrigir possíveis falhas nos benefícios concedidos. Para muitos, essas revisões significaram uma significativa melhora na renda, possibilitando a realização de sonhos como comprar um carro novo, uma casa maior ou fazer uma viagem especial.

Existem diversas teses revisionais que podem ser aplicadas, cada uma com seus requisitos específicos. Dentre elas, destacam-se as revisões de erro material e erro de cálculo.

Os erros materiais referem-se a questões que deveriam ter sido consideradas no processo de aposentadoria, mas por algum motivo não foram. Isso inclui situações como comprovação de atividade especial, vitória em processos trabalhistas, comprovação de atividade rural, entre outros.

Já os erros de cálculo envolvem equívocos na forma como o benefício foi calculado, podendo resultar em rendas menores do que as devidas. Algumas das revisões mais relevantes nesse sentido incluem a revisão da vida toda, revisão do buraco negro e revisão dos tetos.

A revisão da vida toda, por exemplo, tem o potencial de aumentar significativamente a aposentadoria, incluindo na média de cálculo os salários anteriores a julho de 1994, o que pode elevar consideravelmente o valor do benefício.

Outra importante revisão é a do buraco negro, que busca corrigir a não correção dos últimos 12 salários de contribuição antes do cálculo da aposentadoria, especialmente durante períodos de alta inflação.

Além dessas, existem ainda outras teses revisionais importantes, como a revisão dos tetos, revisão do IRSM, revisão da Súmula 260 do TFR, entre outras.

É importante ressaltar que cada revisão possui seus próprios requisitos e prazos para solicitação. Portanto, é fundamental buscar orientação especializada e realizar os cálculos necessários antes de iniciar o processo de revisão.

Embora o tempo para conclusão de um processo de revisão possa variar, é importante estar ciente dos prazos e procedimentos envolvidos. Em muitos casos, os benefícios de buscar uma revisão podem superar os custos e o tempo investidos no processo.

To Top