Benefícios

Bolsa Família terá pente-fino para novos cancelamentos em 2024

programa e cartao do bolsa familia
Roberta Aline / MDS

Bolsa Família terá pente-fino para novos cancelamentos em 2024 O governo vai utilizar inteligência artificial (IA) para fazer um pente-fino no programa Bolsa Família e, assim, pagar o benefício apenas às pessoas que realmente tenham direito. A medida foi anunciada pelo ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, nesta terça-feira (dia 19).

    Segundo o portal G1, Dias destacou que cerca de 2% das famílias cadastradas no programa não se encaixam nos critérios. Ele afirmou que o objetivo é chegar a 100% de eficiência.

    — A gente normalmente trabalhava com o CNIS, o cadastro do emprego, trabalhava com a renda declarada, as informações dos municípios, agora não, nós vamos ter mais de 1,3 pentabytes de informações em sistema de cruzamento e esse cruzamento com inteligência que permite alcançar ali informações precisas sobre quem é de alguma forma não está cumprindo a regra e está recebendo — Disse Dias, de acordo com o g1.

    A fala do ministro aconteceu durante lançamento do plano anual da rede federal de fiscalização do Bolsa Família e Cadúnico.

    Para o grupo, estão previstas oito ações, entre elas, a elaboração de uma proposta para melhorar da qualidade da base de dados e atualização e unificação do fluxo de denúncias do programa bolsa família e do Cadúnico, segundo o portal g1. Além disso, há cinco diretrizes gerais. Confira:

    • Não criminalização da pobreza;
    • Evolução do cruzamento de dados e ampliação das bases;
    • Ações estruturantes de combate a fraudes, inclusive cibernéticas;
    • Estruturação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) nos estados e municípios;
    • Transparência e comunicação com a sociedade.

    No ano eleitoral de 2022, revelou Dias, houve um aumento no número de fraudes. O objetivo do governo, nesse sentido, é tentar evitar problemas por meio da prevenção, informou o g1.

    “Não esperar primeiro ter a fraude para depois descobrir. Nós queremos evitar antes do primeiro pagamento. Essa que é a eficiência que queremos alcançar no Cadastro Único e, ainda, em todos os sistemas de proteção social, proteção especializada, que tem no Brasil. […] Há uma rede federal de fiscalização do Bolsa Família e quem se atrever a fraudar vai pagar”, afirmou Dias, segundo o g1.

    O plano ainda prevê a criação de dois grupos de trabalho, um para redução de litigiosidade, que trata sobre mediação e conciliação de conflitos, e outro para elaborar uma proposta para aplicação de recursos federais no Cadúnico.

    To Top