Benefícios

Programa Bolsa Família pode usar a inteligência artificial para combater fraudes

Cartão Bolsa Família Saque
rafapress/Shutterstock.com

Em um movimento pioneiro para aprimorar a distribuição de benefícios sociais no Brasil, o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS) anunciou a implementação de tecnologia de Inteligência Artificial (IA) no programa Bolsa Família. Esta inovação tem como objetivo não apenas modernizar o sistema de pagamentos, mas também refinar o processo de seleção dos beneficiários, assegurando que o auxílio chegue aos que realmente necessitam.

Durante o anúncio, o ministro Wellington Dias destacou que a medida visa enfrentar o desafio dos pagamentos indevidos. Atualmente, estima-se que cerca de 2% dos pagamentos do Bolsa Família sejam realizados de forma fraudulenta. Com a adoção da IA, espera-se identificar e excluir esses casos do programa, garantindo maior justiça e eficiência na distribuição dos recursos.

Como Funcionará a IA no Bolsa Família?

A estratégia envolve o processamento de mais de 1,3 pentabytes de dados, cruzando informações de diversos sistemas para identificar irregularidades e assegurar que apenas os beneficiários legítimos recebam o auxílio. Essa análise detalhada visa otimizar a seleção, focando em famílias que realmente se enquadram nos critérios de recebimento do benefício, que parte de um mínimo de R$ 600.

Impactos Esperados da Implementação da IA

Embora o método de pagamento do Bolsa Família permaneça o mesmo, a introdução da IA promete trazer mudanças significativas para o programa:

Seleção mais Rigorosa: Com a fiscalização baseada em IA, a entrada no programa será submetida a um controle mais estrito, visando eliminar fraudes e inscrições indevidas.
Manutenção Criteriosa no Programa: A permanência no Bolsa Família passará por avaliações constantes, utilizando a IA para verificar outras bases de dados em busca de possíveis divergências de informações, garantindo a veracidade e a justiça no recebimento do auxílio.
Essas mudanças sinalizam um avanço importante na forma como os benefícios sociais são administrados no Brasil, oferecendo um modelo mais eficaz e justo para a distribuição do Bolsa Família. O uso da tecnologia no combate a fraudes e na otimização da seleção de beneficiários é um passo revolucionário para o programa, prometendo maior integridade e eficiência na assistência às famílias em situação de vulnerabilidade.

To Top