Benefícios

Últimos dias para renegociar dívidas através do programa Desenrola Brasil

Programa Desenrola Brasil
rafapress/Shutterstock.com

O prazo final do Desenrola Brasil, programa de renegociação de dívidas do governo federal, está se aproximando, sem previsão de extensão além do dia 31 de março. Mais de 12,2 milhões de pessoas em todo o país já foram beneficiadas pelo programa, renegociando cerca de R$ 37,5 bilhões em débitos, com descontos atrativos.

Inicialmente programado para encerrar em dezembro, o Desenrola teve sua vigência prorrogada até o final de março. No entanto, o Ministério da Fazenda anunciou que, por enquanto, não há planos para uma nova extensão do programa, conforme comunicado oficial.

Além da plataforma online, as negociações agora podem ser realizadas presencialmente em mais de 6.000 agências dos Correios em todo o território nacional. Nesta quinta-feira (21), será realizado o Dia D, uma iniciativa conjunta entre os Correios, Serasa e Desenrola, com apoio do Ministério da Fazenda, visando combater a inadimplência.

Técnicos e especialistas em educação financeira estarão disponíveis em 27 agências centrais dos Correios, distribuídas nas capitais do Brasil, para prestar atendimento à população. Em São Paulo, por exemplo, o evento acontecerá na agência central dos Correios, localizada na Praça do Correio, região central da capital.

O programa oferece descontos de até 96% para quitação de dívidas bancárias, de cartão de crédito, mensalidades escolares, bem como contas básicas de água, energia e gás. São mais de 550 milhões de ofertas disponíveis de cerca de 700 empresas participantes.

Uma das vantagens destacadas pelo Ministério da Fazenda é a possibilidade de consolidar múltiplas dívidas em uma única renegociação, permitindo o pagamento à vista em boleto ou Pix, ou financiamento do valor total a prazo, no banco de preferência.

O Desenrola Brasil teve início em julho de 2023, com os principais bancos removendo automaticamente 10 milhões de registros de dívidas de até R$ 100 dos cadastros de inadimplentes. A faixa 1, destinada a pessoas com renda de até dois salários mínimos ou inscritas no CadÚnico, iniciada em outubro, prossegue até o final deste mês.

Para acessar o Desenrola, é necessário possuir uma conta no gov.br. Usuários com contas nível bronze, prata ou ouro podem visualizar as ofertas de negociação e optar por parcelar o pagamento, se preferirem não pagar à vista.

To Top