Brasil

Paes pede para pessoas evitarem deslocamento; veja previsão no Rio de Janeiro

Chuvas Tempestades mixvale
Criação www.mixvale.com.br

Em uma mobilização preventiva frente às previsões de chuvas intensas para o Rio de Janeiro, o prefeito Eduardo Paes apelou à população para evitar deslocamentos desnecessários, especialmente nas noites de sexta-feira e sábado. Durante coletiva de imprensa realizada na noite desta quinta-feira, ao lado de Raquel Franco, chefe de meteorologia do Centro de Operações Rio (COR), foram detalhadas as expectativas para o clima na cidade nos próximos dias.

Segundo Franco, o período mais crítico esperado é entre a noite de sexta-feira e a madrugada de sábado, seguido por outra fase de atenção na noite de sábado para a madrugada de domingo. “A previsão de chuvas intensas, infelizmente, está se confirmando, e podemos esperar eventos severos nas próximas noites”, alertou a meteorologista.

O prefeito Eduardo Paes, que planeja acompanhar a situação diretamente do COR durante a madrugada de sexta-feira, reforçou a importância de se respeitar os alertas emitidos, especialmente para aqueles que residem em áreas de risco. “Quanto mais pessoas nas ruas, maior o risco. Por isso, pedimos que, se possível, as pessoas fiquem em casa, especialmente durante o fim de semana”, declarou Paes.

Além disso, Paes anunciou que realizará um novo pronunciamento ainda hoje, às 18h, para apresentar as medidas a serem adotadas pela prefeitura em resposta à situação emergencial causada pelas chuvas. Espera-se que representantes de órgãos operacionais chave da cidade, como Comlurb, Secretaria de Conservação, Centro de Operações, Rio Águas, Defesa Civil, Sistema Alerta Rio, Fundação Georio e Secretaria de Ordem Pública, participem da coletiva e contribuam com informações e ações planejadas.

A população carioca é instada a permanecer vigilante, seguir as orientações das autoridades e se preparar para um fim de semana de cautela e prevenção, diante da previsão de um evento climático severo que ameaça a cidade.

O que diz a previsão? De acordo com os meteorologistas, o estado pode ter de 300 mm a 500 mm de chuva entre a noite desta quinta-feira (21) e domingo (24), especialmente na Região Serrana e na Baixada Fluminense. O volume equivale à média esperada para todo o mês de março.

Quando será a virada de tempo? Segundo o Climatempo, a onda de calor que atinge o Rio de Janeiro termina nesta sexta-feira (22), com a queda da temperatura e a chegada de uma frente fria. O tempo ficará instável. Há risco de alagamentos de vias e transbordamento de rios, bem como deslizamento de terras e enxurradas.

To Top