Brasil

Dengue atinge nível recorde com mais de 2 milhões de casos em 2024

dengue mosquito
© shammiknr/Pixabay

Em uma escalada alarmante de infecções, o Brasil registrou um recorde histórico de casos de dengue, com a contagem ultrapassando a impressionante marca de 2 milhões nas primeiras 11 semanas de 2024. Os dados, divulgados pelo Ministério da Saúde, destacam um cenário preocupante de saúde pública, onde 2.010.896 pessoas foram diagnosticadas com a doença, acompanhadas de mais de 600 óbitos confirmados devido a complicações.

Esta cifra inédita supera todos os registros anteriores desde o início da série histórica em 2000, eclipsando o pico anterior de 2015, quando foram reportados 1.688.688 casos. O avanço da doença não mostra sinais de desaceleração, com projeções indicando um aumento contínuo nas infecções.

Comparativamente, o salto nos números é chocante. Em março de 2023, foram notificados 381 mil casos, enquanto março de 2024 já testemunhou quase o dobro dessa quantidade, com 714 mil casos. Esta rápida proliferação tem colocado diversas regiões em alerta máximo.

Com base nas declarações de Ethel Maciel, secretária de Vigilância em Saúde, o país poderá enfrentar até 4,2 milhões de casos de dengue até o final do ano, um número que reflete a gravidade da situação atual.

A dengue tem mostrado uma distribuição mortal, com 682 vidas já perdidas e outras 1.042 mortes sob investigação. O Distrito Federal lidera as estatísticas de fatalidades, seguido por Minas Gerais, evidenciando a severidade da crise.

A situação dramática levou à declaração de emergência em dez unidades federativas, incluindo Acre, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina, Amapá, Rio Grande do Sul e o próprio Distrito Federal, ressaltando a necessidade urgente de medidas preventivas e de controle.

To Top