Benefícios

Idosos deixam de receber até R$ 50 mil com a Revisão da Vida Toda no INSS

INSS com agencia pagamento de aposentadoria
Marcelo Camargo/Agência Brasil

Em decisão marcante no cenário previdenciário brasileiro, o Supremo Tribunal Federal (STF) colocou um ponto final nas discussões sobre a “Revisão da Vida Toda” do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), impactando diretamente milhares de aposentados que almejavam aumentar seus benefícios. O veredito, proferido na última quinta-feira, estabelece novos contornos para o cálculo das aposentadorias, respeitando exclusivamente as regras previdenciárias vigentes.

Durante o julgamento, os ministros se debruçaram sobre o artigo 3º da Lei 9.876/99, definindo que o segurado não poderá optar pela regra que lhe fosse mais vantajosa caso esta não faça parte das diretrizes previdenciárias definidas até então. Com um resultado de 7 votos a 4, a decisão ainda será revisitada em uma próxima sessão para finalização.

Impacto da Decisão no Bolso dos Idosos

A medida afeta principalmente os segurados do INSS anteriores a 1999, ano de promulgação da Lei 9.876. Para estes, valerá a regra de transição que calcula o benefício a partir de 80% dos maiores salários de contribuição ao longo da vida laboral, desconsiderando as contribuições anteriores a julho de 1994. Já os segurados após 1999 deverão levar em conta o fator previdenciário, sem possibilidade de escolha por regras mais favoráveis.

O que Significa a “Revisão da Vida Toda”?

Este termo refere-se à possibilidade de recalcular a aposentadoria considerando todas as contribuições previdenciárias do segurado, inclusive aquelas anteriores a julho de 1994, ano em que as regras para o cálculo do benefício foram alteradas. A revisão tinha como objetivo permitir que as contribuições mais vantajosas ao longo da carreira do trabalhador fossem incluídas no cálculo, potencialmente aumentando o valor da aposentadoria.

Expectativas X Realidade

A decisão do STF frustra as expectativas de muitos aposentados que viam na “Revisão da Vida Toda” uma oportunidade de melhorar seus rendimentos na terceira idade. A medida garante a estabilidade das finanças públicas, conforme defendido pelo governo, mas deixa em aberto questões sobre a justiça das regras previdenciárias e o impacto sobre a vida dos idosos que contribuíram por décadas.

Aguarda-se agora os desdobramentos dessa decisão e as possíveis ações que podem ser tomadas para amparar os aposentados afetados por esta definição.

To Top