Benefícios

INSS implementa novo método para análise de Auxílio-Doença

bpc
Brenda Rocha - Blossom/Shutterstock.com

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) anuncia uma transformação significativa no procedimento de análise dos pedidos de auxílio-doença. Em um movimento para enfrentar a sobrecarga dos peritos médicos e agilizar o processo de concessão do benefício, o INSS introduz uma nova abordagem que permite a utilização de atestados médicos em substituição às perícias médicas presenciais. Esse ajuste, divulgado através de uma portaria na última quarta-feira, promete simplificar e acelerar a análise dos requerimentos de incapacidade.

A partir de agora, os segurados poderão comparecer a qualquer agência da Previdência Social, sem necessidade de agendamento prévio, para apresentar o atestado médico como parte do processo de solicitação do auxílio-doença. Esta mudança visa especialmente auxiliar aqueles que enfrentam dificuldades para acessar os serviços digitais ou para agendar perícias médicas através do aplicativo Meu INSS ou pela Central 135.

Além disso, o INSS está expandindo as opções de entrega de atestados, incluindo a possibilidade de envio através das agências dos Correios, facilitando ainda mais o acesso ao benefício para a população.

Passo a Passo para a Entrega do Atestado Médico

Os interessados em solicitar o auxílio-doença devem seguir os passos abaixo:

  1. Dirija-se a uma agência da Previdência Social levando o atestado médico, que irá substituir a necessidade de uma perícia médica presencial.
  2. Um servidor público realizará o encaminhamento do pedido de auxílio por incapacidade temporária diretamente no sistema do governo.

Para quem prefere a comodidade dos serviços online, o procedimento via Meu INSS permanece uma opção. Basta acessar o sistema, anexar o atestado médico junto com os demais documentos exigidos e aguardar a análise. Importante lembrar que o atestado deve estar sem rasuras, conter todas as informações necessárias como o diagnóstico, identificação do profissional médico, data de início do repouso e o prazo estimado para recuperação.

Esta inovação do INSS é um passo importante no caminho para desburocratizar e tornar mais eficiente o acesso aos direitos previdenciários dos trabalhadores brasileiros, reduzindo tempos de espera e a necessidade de deslocamentos.

To Top