Rio de Janeiro

Rio de Janeiro enfrenta previsão de chuvas acima da média em Março

previsao do tempo chuva mixvale climatempo
Criação www.mixvale.com.br

O Rio de Janeiro se prepara para um fim de semana de desafios climáticos, com previsões indicando um volume de chuva para esta sexta-feira (22) que pode superar a média histórica para todo o mês de março. Especialistas do serviço meteorológico do Centro de Operações da Prefeitura alertam para a possibilidade de precipitações que podem atingir a marca de 200 mm em 24 horas, ultrapassando significativamente a média mensal de 124,7 mm.

A meteorologista Raquel Franco destaca que a cidade, que experimentou temperaturas elevadas de até 41°C na quinta-feira (21), agora se vê frente a uma frente fria que promete instabilizar o tempo até domingo (24). Com a chegada das chuvas, esperam-se também raios e fortes rajadas de vento, intensificando os riscos para a população carioca.

Em resposta à severa previsão meteorológica, o prefeito Eduardo Paes fez um apelo direto aos cidadãos para minimizar deslocamentos desnecessários e permanecer vigilantes ao som das sirenes em áreas de risco, um mecanismo crucial de alerta para evitar tragédias relacionadas ao clima.

Adicionalmente, a Marinha do Brasil contribui com o esforço de prevenção, emitindo um aviso de ressaca válido até domingo (24), antecipando ondas que podem variar de 2,5 a 3 metros de altura. Esse aviso serve como lembrete da força da natureza e da necessidade de precaução por parte de todos, especialmente na orla.

Este cenário reforça a importância de atenção às orientações das autoridades e aos alertas meteorológicos, preparando a cidade e seus habitantes para enfrentar as condições adversas com segurança.

To Top