Benefícios

Bolsa Família terá cadastro e possível cancelamento por AI

Programa Bolsa Família
rafapress/Shutterstock.com

Bolsa Família terá cadastro e possível cancelamento por AI O Ministério do Desenvolvimento Social, liderado pelo ministro Wellington Dias, anunciou uma nova estratégia para aprimorar a seleção de beneficiários do Bolsa Família: a utilização de inteligência artificial (IA) no processo de fiscalização. O objetivo é assegurar que o auxílio seja concedido exclusivamente para os indivíduos que realmente atendem aos critérios de elegibilidade do programa.

Modernização no Processo de Seleção

Tradicionais métodos de verificação, como o cruzamento de dados do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), emprego e renda declarada, agora serão reforçados com o poder da IA, que analisará mais de 1,3 petabytes de informações. Essa medida visa erradicar as incoerências encontradas em aproximadamente 2% dos cadastros, conforme indicado por Dias.

Plano Anual de Fiscalização Lançado

Durante o evento de divulgação do plano anual de fiscalização, foram apresentadas oito ações específicas, que incluem desde a melhoria da qualidade da base de dados até a unificação dos canais de denúncia associados ao Bolsa Família e Cadastro Único.

Os Novos Critérios e a Luta Contra as Fraudes

O ministro destacou um aumento nas tentativas de fraude durante o ano eleitoral de 2022, o que reforça a necessidade de prevenção e fiscalização efetivas. As cinco diretrizes gerais estabelecidas no plano visam não só combater fraudes, mas também fortalecer o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e promover maior transparência na comunicação com a sociedade.

Mantendo o CadÚnico Atualizado

Para evitar bloqueios ou cancelamento do benefício, o ministério reitera a importância de manter os dados do CadÚnico sempre atualizados. Informações detalhadas sobre como proceder podem ser encontradas no link fornecido pelo Ministério.

Penalidades para Fraudes

O plano também inclui a criação de grupos de trabalho dedicados à redução de litígios e à proposição de melhores formas de aplicar recursos federais. Com essas medidas, o governo reforça sua posição de que irregularidades serão penalizadas severamente.

Para Mais Informações

Os cidadãos são encorajados a acessar o site oficial do programa para compreender os novos critérios e manter-se informados sobre quaisquer mudanças futuras.

To Top