Rio de Janeiro

Chuvas intensas resultam em 12 mortes no Rio de Janeiro e Espírito Santo

Mortes chuva RJ
Arquivo pessoal

As chuvas torrenciais que castigaram a região Sudeste do Brasil, especificamente o Rio de Janeiro e o Espírito Santo, desde a última sexta-feira (22), culminaram em uma tragédia com 12 mortes confirmadas, enchentes devastadoras e centenas de deslizamentos. Petrópolis, na região serrana do RJ, foi o epicentro da catástrofe, recebendo um volume de chuva superior a 340 mm em um curto período, superando a média histórica para o mês inteiro.

Deslizamentos em Petrópolis: Uma Família Destruida

Em Petrópolis, um deslizamento fatal arrasou uma residência, vitimando quatro membros de uma mesma família, enquanto uma menina de apenas quatro anos, Ayla, sobreviveu milagrosamente após ser resgatada dos escombros onde permaneceu por 15 horas. A pequena Ayla, agora órfã, foi encontrada nos braços do pai, que a protegeu com seu próprio corpo.

Outras Vítimas das Chuvas no RJ

Além de Petrópolis, outras cidades do RJ também sofreram com as consequências das chuvas. Em Teresópolis, duas crianças perderam a vida em um desmoronamento que atingiu três casas. Arraial do Cabo registrou a morte de um homem atingido por um raio, e em Duque de Caxias, um caminhoneiro faleceu após seu veículo capotar em uma pista molhada.

Situação Crítica no Espírito Santo

No Espírito Santo, a cidade de Mimoso do Sul foi palco de enchentes severas que resultaram em quatro mortes e sete desaparecidos. A água atingiu alturas alarmantes, forçando moradores a refugiarem-se nos telhados. O governador Renato Casagrande descreveu a situação como caótica, destacando os esforços para fornecer alimentação e água aos afetados. Ao todo, 1.200 pessoas estão desalojadas no estado, com 13 cidades em estado de emergência.

Previsão do Tempo: Alertas de Mais Chuvas

O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) emitiu alertas de risco alto para novas enchentes, enxurradas e deslizamentos, especialmente em Petrópolis e Teresópolis no RJ, e Bom Jesus do Norte no ES. Com a frente fria estacionada na região, espera-se que as chuvas continuem, aumentando o risco de novos desastres.

Medidas de Prevenção e Alerta

Diante do cenário alarmante, autoridades reforçam a importância de seguir orientações de prevenção e estar atento aos alertas da Defesa Civil. Recomenda-se evitar deslocamentos desnecessários e ficar informado por meio dos canais oficiais de comunicação, como WhatsApp, Telegram e redes sociais da Defesa Civil.

Esta série de eventos climáticos extremos reitera a urgência de políticas de gestão de riscos e preparação para desastres, visando minimizar os impactos dessas tragédias nas comunidades afetadas.

To Top