Benefícios

Trabalhadores defendem a flexibilidade do Fundo de Garantia

Novo FGTS Saque Fundo de Garantia
rafastockbr/Shutterstock.com

Trabalhadores defendem a flexibilidade do Fundo de Garantia Uma pesquisa conduzida pela ABBC e Zetta revelou a preferência marcante dos brasileiros pela manutenção da modalidade de saque-aniversário do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). Com a participação de mais de 6,5 mil pessoas em março, os resultados apontam que 70% dos entrevistados se opõem ao encerramento dessa opção, valorizando a liberdade de decidir o melhor momento para acessar seus recursos.

A modalidade, que permite o saque de uma parte do FGTS no mês de aniversário do trabalhador, ganhou popularidade por oferecer uma alternativa para aqueles em situação financeira apertada. Notavelmente, 90% dos participantes da pesquisa consideram crucial a possibilidade de antecipar o saque para enfrentar emergências financeiras, sem afetar o orçamento mensal.

Esta pesquisa surge em um momento de incerteza quanto ao futuro do saque-aniversário, após o Ministro do Trabalho, Luiz Marinho, propor ao Congresso Nacional a extinção do FGTS, como parte de uma revisão mais ampla de seu uso e finalidade. A proposta gerou debates sobre a essência do FGTS como mecanismo de proteção ao trabalhador.

Em janeiro, a modalidade bateu recordes com 2,2 milhões de saques, movimentando R$ 1,1 bilhão. Apesar de sua popularidade, a escolha pelo saque-aniversário implica a renúncia ao direito de sacar o saldo total do FGTS em caso de demissão sem justa causa, podendo sacar apenas a multa rescisória de 40%.

A pesquisa também destaca a utilização do saque-aniversário para a quitação de dívidas, com mais de 45% dos beneficiários utilizando os valores para sanar pendências financeiras. Isso evidencia a importância dessa modalidade para a recuperação econômica de muitos trabalhadores, especialmente os 85% que se encontravam negativados.

Os entrevistados também valorizam o FGTS como uma reserva para situações emergenciais, com 86% dos que optaram pelo empréstimo via saque-aniversário afirmando que repetiriam a escolha, atraídos pelas taxas de juros mais vantajosas e pela ausência de parcelas mensais.

As regras de saque e as condições para aderir ao saque-aniversário destacam a importância de uma compreensão clara sobre os prazos e limitações dessa modalidade, especialmente diante das propostas de mudanças na legislação.

To Top