Benefícios

Como aproveitar os benefícios do FGTS em caso de demissão injusta

Celular Saque FGTS
Diego Thomazini/Shutterstock.com

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é amplamente reconhecido como um pilar essencial na estrutura de segurança financeira dos trabalhadores brasileiros. Além de atuar como uma rede de segurança em tempos de desemprego, o FGTS oferece múltiplas vantagens para o empregado que é desligado da empresa sem justa causa, garantindo assim uma compensação financeira significativa.

A Multifacetada Função do FGTS

Embora o principal objetivo do FGTS seja fornecer suporte financeiro durante o desemprego, seu alcance vai muito além. Ele serve como um fundo versátil que pode ser acessado em várias situações, incluindo a compra de imóveis, tratamento de doenças graves, ou até mesmo durante a aposentadoria. Essa flexibilidade faz do FGTS uma ferramenta indispensável para a estabilidade financeira dos trabalhadores.

Compensação por Demissão: Entendendo a Multa Rescisória

Um dos direitos mais significativos para os empregados desligados sem justa causa é a multa rescisória do FGTS. Esta compensação é calculada em 40% do total acumulado pelo trabalhador em sua conta do FGTS ao longo do período de emprego. Este benefício serve como um importante suporte financeiro nesse momento de transição.

Exceções na Multa Rescisória

Vale destacar que, em determinadas situações, o percentual da multa rescisória pode variar. Por exemplo, em casos de demissão consensual, onde há um acordo mútuo para o término do contrato de trabalho, a multa é reduzida para 20%. Além disso, em situações de força maior ou culpa recíproca, o percentual da multa também pode sofrer ajustes.

Procedimento para o Saque da Multa Rescisória

O processo para acessar a multa rescisória é descomplicado. Após a demissão sem justa causa e o depósito dos 40% pela empresa, o trabalhador pode retirar o valor através do aplicativo do FGTS, disponível para smartphones, ou pessoalmente, em uma agência da Caixa Econômica Federal. Esta facilidade de acesso contribui para que o trabalhador possa reorganizar sua vida financeira e profissional com maior tranquilidade.

To Top