Benefícios

Programa Internet Brasil promete conexão gratuita a estudantes do Bolsa Família

programa e cartao do bolsa familia
Roberta Aline / MDS

Em uma iniciativa pioneira, o Governo Federal anuncia a implementação do programa Internet Brasil, uma parceria entre o Ministério das Comunicações e o Ministério da Educação, visando garantir acesso gratuito à internet para estudantes em situação de vulnerabilidade social. O foco inicial são os beneficiários do Bolsa Família e de outros programas sociais inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), marcando um passo significativo em direção à democratização do acesso à informação e educação.

Quem Será Beneficiado?

O programa destina-se a estudantes da educação básica da rede pública de ensino, prioritariamente àqueles inscritos no CadÚnico, incluindo famílias beneficiárias do Bolsa Família. Esta medida vem em um momento crucial, onde a pandemia de COVID-19 evidenciou a disparidade no acesso à educação provocada pela falta de conectividade.

Expansão do Programa

Após uma fase inicial de testes bem-sucedida em municípios selecionados, incluindo Caicó e Mossoró (RN), Campina Grande (PB) e Uberlândia (MG), o governo planeja expandir o Internet Brasil para alcançar estudantes das redes estaduais de ensino em estados como Amapá, Bahia, Maranhão, Pará e Rio Grande do Norte, com o objetivo de abranger todo o território nacional em breve.

Como Participar?

Para ter acesso ao programa, é necessário que a família esteja inscrita no CadÚnico, ferramenta que reúne informações de famílias em situação de pobreza ou extrema pobreza, facilitando sua inclusão em programas sociais do governo. O cadastro ou a atualização dos dados podem ser realizados no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo.

Mais do que Conexão

Além de proporcionar acesso gratuito à internet, o programa Internet Brasil reflete um esforço do governo para assegurar que os estudantes tenham as ferramentas necessárias para seu desenvolvimento educacional. Esta iniciativa representa um avanço significativo na redução das desigualdades educacionais, possibilitando que mais jovens tenham condições de concluir seus estudos e preparar-se para o futuro.

Um Futuro Conectado

O lançamento do programa Internet Brasil é um marco na história da política social e educacional do país, trazendo esperança e oportunidades para milhões de estudantes. À medida que o programa se expande, o acesso à educação digital torna-se uma realidade palpável para muitas famílias brasileiras, pavimentando o caminho para uma geração mais conectada, informada e preparada para os desafios do futuro.

To Top