Benefícios

Novas idades no INSS e regras de Aposentadoria

Previdencia social seguro inss aposentadoria
Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

Novas idades no INSS e regras de Aposentadoria Com o início de um novo ano, as regras de transição para a aposentadoria, estipuladas pela Reforma da Previdência em novembro de 2019, receberam importantes atualizações. Estar a par de quanto tempo falta para se aposentar e quais são os requisitos necessários se tornou mais acessível graças ao aplicativo e ao site Meu INSS. Essa ferramenta digital permite aos trabalhadores realizar simulações de aposentadoria, considerando as diferentes exigências de idade e tempo de contribuição atualizados.

Importância da Ferramenta Meu INSS

Para fazer uso completo do Meu INSS, é preciso ter um cadastro no sistema, o que pode ser feito tanto pelo site quanto pelo aplicativo gratuito disponível para Android e iOS. A simulação de aposentadoria é uma das várias funcionalidades oferecidas, apresentando detalhadamente as regras aplicáveis a cada situação.

Verificação e Correção de Informações

Vale ressaltar que, embora a simulação seja um recurso valioso, ela não assegura automaticamente o direito à aposentadoria. Isso se deve ao fato de que informações adicionais podem ser requeridas pelo INSS no momento da solicitação oficial do benefício. Por isso, é crucial que os segurados verifiquem o Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) para garantir que todos os períodos trabalhados e contribuições estejam corretamente registrados.

Entendendo as Regras de Transição

As regras de transição são essenciais para quem já contribuía para o INSS antes da reforma. Elas incluem:

  • Idade Mínima Progressiva: Para 2024, mulheres precisam ter pelo menos 58 anos e 6 meses, e homens, 63 anos e 6 meses, com o tempo de contribuição também ajustado.
  • Regra dos Pontos: A pontuação necessária para aposentadoria aumenta progressivamente, estando em 91 pontos para mulheres e 101 pontos para homens em 2024.
  • Pedágio de 50% e 100%: Para aqueles que estavam próximos de se aposentar em 2019, há opções de pedágio, que exigem um acréscimo ao tempo de contribuição ainda faltante.

Como Simular sua Aposentadoria

Tanto no computador quanto no celular, o processo de simulação é intuitivo:

  1. Acesse o Meu INSS, faça login e vá até “Simular Aposentadoria”.
  2. Confira seus dados pessoais e de contribuição exibidos na tela.
  3. A ferramenta mostrará quanto tempo falta para você se aposentar, de acordo com as regras vigentes.

A Importância da Preparação

Este momento é crucial para os trabalhadores brasileiros se prepararem para o futuro, especialmente aqueles que estão na fase final de suas carreiras. A ferramenta Meu INSS é um recurso valioso que ajuda na organização e no planejamento da aposentadoria, assegurando que todos possam fazer a transição para essa nova fase da vida com confiança e segurança.

To Top