Esportes

Retomada hoje, audiência que pode resultar em suspensão de até 4 anos para Gabigol

Gabigol volta a marcar e Flamengo vence Sampaio Correa com facilidade

A sessão de julgamento que avalia uma possível tentativa de manipulação em teste de doping envolvendo o jogador Gabigol será continuada nesta segunda-feira (25). O atleta enfrenta a possibilidade de uma sanção que pode chegar a quatro anos de afastamento das competições.

A primeira audiência conduzida pelo Tribunal de Justiça Desportiva do Antidopagem (TJD/AD) ocorreu na segunda-feira anterior e teve duração de cinco horas, das 14h às 19h (horário de Brasília), sendo realizada de forma virtual e fechada ao público.

Gabigol já apresentou seu depoimento ao tribunal, ao lado de outras testemunhas. O atacante conta com a defesa de Bichara Neto, advogado contratado pelo Flamengo, que tem experiência anterior em casos de doping, incluindo a defesa do jogador Paolo Guerrero.

A lista de depoentes inclui oito indivíduos, entre eles Gabigol, membros da equipe do Flamengo como o médico Márcio Tanure e o enfermeiro Leandro Martins, além de Everton Ribeiro, que era o capitão da equipe no momento, e representantes da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

O incidente em questão ocorreu em 8 de abril de 2023, na véspera de uma partida decisiva contra o Fluminense pelo campeonato Carioca, sendo oficialmente reportado apenas no final de dezembro. Durante um teste de dopagem surpresa realizado no centro de treinamento do Flamengo, o Ninho do Urubu, foram registradas várias ações de Gabigol que levantaram suspeitas. O jogador teria demonstrado resistência e irritação durante o procedimento, chegando a coletar a amostra de urina sem comunicação prévia e de maneira não conforme com as instruções dadas pelo oficial de controle de dopagem.

O Código Brasileiro Antidopagem (CBA) estabelece que fraudar ou tentar fraudar qualquer etapa do processo de controle de dopagem pode resultar em suspensão de até quatro anos, dependendo das circunstâncias e do grau de culpa determinados.

To Top