Benefícios

Brasil lança RG inovador para idosos: sem prazo de validade e mais segurança

RG identidade documentos
Agência Brasil - Foto: Secom

O Brasil dá um salto significativo em direção à modernização e segurança de seus documentos de identificação com a introdução de um novo modelo de Registro Geral (RG), especialmente projetado para atender às necessidades dos idosos. A partir de agora, pessoas com 60 anos ou mais terão acesso a um RG com validade indeterminada, uma medida que promete reduzir as burocracias e facilitar a vida dessa parcela da população.

Uma Mudança Bem-Vinda

A nova política de validade indeterminada para o RG de idosos é uma resposta às dificuldades enfrentadas por esse grupo em renovar seus documentos. Eliminando a necessidade de atualização periódica, o governo visa proporcionar mais comodidade e segurança para os cidadãos mais velhos, garantindo que possam acessar serviços e exercer seus direitos sem preocupações adicionais.

Tecnologia a Serviço dos Cidadãos

A integração de avanços tecnológicos, como a tecnologia blockchain e um QR Code com informações detalhadas, coloca o novo RG na vanguarda da segurança documental. Essas inovações não só combatem fraudes e duplicidades mas também asseguram que os dados dos cidadãos sejam mantidos em sigilo e protegidos contra qualquer forma de violação.

Características do Novo RG:

  • Incorporação de dados de outros documentos, como CPF, título de eleitor e carteira de trabalho, em um único RG.
  • Uso do CPF como número principal, simplificando o sistema de identificação.
  • Implementação da tecnologia blockchain para proteção de dados.
  • QR Code embutido, oferecendo um método seguro e rápido de acessar informações do titular.
  • Validade indeterminada para idosos, aliviando a carga burocrática desse grupo.

Como Obter o Novo Documento

Cidadãos interessados no novo RG podem solicitar a emissão ou atualização do documento em unidades do Poupatempo ou delegacias da Polícia Civil, munidos de uma foto 3×4 recente, comprovante de residência, e o pagamento da taxa de emissão, que varia conforme o estado. O processo foi pensado para ser acessível e prático, visando incentivar a adesão ao novo modelo por parte da população idosa.

Esta inovação reflete o compromisso do Brasil com a inclusão social e a modernização dos serviços públicos, utilizando a tecnologia para criar um ambiente mais seguro e acessível para todos os cidadãos, com atenção especial aos idosos.

To Top