Benefícios

Pagamentos do Bolsa Família em abril serão acelerados em cidades selecionadas

Bolsa Familia Cadastros Auxílio Brasil
rafapress/Shutterstock.com

Em um movimento de resposta rápida a eventos climáticos adversos, o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS) anunciou a antecipação dos pagamentos do Bolsa Família para abril de 2024. Esta medida visa oferecer suporte imediato às famílias afetadas por situações de calamidade pública, como fortes chuvas e secas prolongadas, em diversas regiões do país.

Antecipação Beneficia Milhões

Aproximadamente 20,9 milhões de famílias beneficiárias do programa em todo o Brasil poderão ver seus pagamentos realizados mais cedo em abril, uma iniciativa que reflete o compromisso do governo em fornecer assistência rápida e eficaz às populações vulneráveis em tempos de necessidade.

Cidades em Situação de Emergência Recebem Atenção Especial

Embora a lista oficial de municípios que terão os pagamentos antecipados ainda não tenha sido divulgada, é esperado que a antecipação beneficie habitantes de cidades já afetadas em março, abrangendo localidades em estados como Bahia, Rio Grande do Sul, Acre, Rio de Janeiro, e Roraima. Essas áreas foram escolhidas devido ao impacto significativo de eventos climáticos extremos sobre suas comunidades.

Como Será o Processo de Saque Antecipado

Para as cidades selecionadas, os beneficiários do Bolsa Família poderão realizar o saque dos valores antes das datas programadas, e, em casos específicos, até mesmo sem o cartão do benefício, facilitando o acesso aos recursos para quem mais precisa. Além disso, será estendido o prazo para atualização cadastral, garantindo que as famílias afetadas não percam seus benefícios por questões burocráticas.

Calendário de Pagamentos de Abril

Os beneficiários devem se preparar para os seguintes dias de pagamento:

NIS 1: 17 de abril;
NIS 2: 18 de abril;
NIS 3: 19 de abril;
NIS 4: 22 de abril;
NIS 5: 23 de abril;
NIS 6: 24 de abril;
NIS 7: 25 de abril;
NIS 8: 26 de abril;
NIS 9: 29 de abril;
NIS 0: 30 de abril;

Esta antecipação é parte de uma série de esforços do governo para assegurar que as famílias em situação de vulnerabilidade tenham acesso a apoio financeiro durante períodos desafiadores. Adicionalmente, foi mencionado que um benefício extra estará disponível para as famílias em abril, detalhes adicionais sobre este benefício serão fornecidos em breve.

To Top