Benefícios

Pente-fino no Bolsa Família e futuros cortes

Bolsa Familia Cartão
Joa Souza/Shutterstock.com

Pente-fino no Bolsa Família e futuros cortes O governo federal anunciou um novo pente-fino no programa Bolsa Família, iniciativa liderada pelo Ministério do Desenvolvimento Social. O objetivo é identificar e desligar aproximadamente 2% dos beneficiários que não se enquadram nos critérios de elegibilidade. Essa medida visa aprimorar a distribuição dos recursos e alcançar uma eficiência de 100% na execução do programa.

Uma proposta em discussão sugere a criação de um sistema unificado para melhor gestão das informações e das denúncias relacionadas ao Bolsa Família e ao Cadastro Único (CadÚnico), visando diminuir as incidências de fraudes. Aumento significativo de fraudes foi registrado em 2022, levando a um esforço concentrado para reverter essa tendência.

Além disso, estão previstas a formação de dois grupos de trabalho: um dedicado à resolução de conflitos e outro encarregado de desenvolver propostas para expandir o financiamento federal destinado ao CadÚnico.

A data de início para esse pente-fino ainda não foi divulgada, mas a expectativa é que as novas medidas proporcionem maior integridade e eficácia ao programa, garantindo que o apoio chegue a quem realmente precisa.

Pente fino no Bolsa Família
Em 2023 o governo deu início as ações para reduzir o número de pessoas que recebem o Bolsa Família sem atender aos requisitos.
Na ocasião um grande número de famílias unipessoais foi excluído o do programa.
Agora, o ministro anunciou que vai utilizar inteligência artificial (IA) para fazer o cruzamento de dados e descobrir quem de fato atende aos critérios do programa.
Com isso os diversos bancos de dados que era usados antes serão abandonados, o que deve tornar o processo mais rápido.
Além disso, uma proposta voltada a melhoria da qualidade da base de dados, atualização e unificação das denúncias do Bolsa Família e Cadastro Único deve ser criado.
Segundo o ministro, essas e outras ações foram pensadas para reduzir o número de fraudes no programa, que teve um aumento expressivo em 2022.
Além disso tudo, dois grupos de trabalho devem ser criados, um voltado focado na mediação de conflitos e outro que vai elaborar propostas para ampliação dos recursos federais destinados ao CadÚnico.
Não há informações de quando esse pente fino será iniciado.

To Top