Benefícios

Saque-Aniversário do FGTS: última chance em abril para aproveitar

Celular Saque FGTS
Diego Thomazini/Shutterstock.com

À medida que o mês de abril se aproxima, os trabalhadores brasileiros se deparam com a última oportunidade de realizar o saque-aniversário do FGTS, uma modalidade que, desde sua implementação em 2020, tem oferecido uma fonte de renda extra anual. Este recurso, contudo, está prestes a enfrentar mudanças significativas, conforme debates emergem sobre sua continuidade.

Entenda o Funcionamento do Saque-Aniversário:

O saque-aniversário permite aos trabalhadores acessar uma parte do saldo de suas contas do FGTS, tanto ativas quanto inativas, anualmente. A adesão a essa modalidade implica uma vinculação de 24 meses, durante os quais o trabalhador não pode reverter para o saque por rescisão sem justa causa, limitando-se a receber a multa rescisória de 40% em caso de desligamento.

Inscrição e Regulamentação:

Para aderir ao saque-aniversário, os interessados devem realizar o procedimento pelo aplicativo do FGTS, o que requer atenção às regulamentações específicas, incluindo a renúncia ao saque integral em situações de demissão sem justa causa.

Calendário e Prazos Importantes:

O calendário do saque-aniversário de 2024 abrange períodos específicos para cada mês de nascimento, culminando em abril, quando os nascidos neste mês têm até o dia 30 para modificar sua opção de saque, caso desejem. Os saques para este grupo estão disponíveis de 1º de abril a 28 de junho.

calendário do saque-aniversário do FGTS 2024 é o seguinte:

  • Janeiro: de 02 de janeiro a 29 de março de 2024;
  • Fevereiro: de 01 de fevereiro a 30 de abril de 2024;
  • Março: de 01 de março a 31 de maio de 2024;
  • Abril: de 01 de abril a 28 de junho de 2024;
  • Maio: 01 de maio a 31 de julho de 2024;
  • Junho: de 03 de junho a 30 de agosto de 2024;
  • Julho: de 01 de julho a 30 de setembro de 2024;
  • Agosto: de 01 de agosto a 31 de outubro de 2024;
  • Setembro: de 02 setembro a 29 de novembro de 2024;
  • Outubro: de 01 de outubro a 31 de dezembro de 2024;
  • Novembro: de 01 de novembro de 2023 a 31 de janeiro de 2025;
  • Dezembro: de 02 de dezembro de 2023 a 28 de fevereiro de 2025.

Perspectivas Futuras e Mudanças Previstas:

O Ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, destacou a possibilidade de reavaliação da modalidade saque-aniversário, com uma votação prevista para março, o que sugere a introdução de novas formas de acesso aos recursos do FGTS.

Opções de Empréstimo Utilizando o FGTS Como Garantia:

Vale destacar que algumas instituições financeiras oferecem empréstimos com o saque-aniversário como garantia, o que pode ser uma opção para aqueles que buscam recursos financeiros adicionais. Bancos como Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Santander, entre outros, fazem parte desse grupo, cada um com suas próprias condições e ofertas.

Os trabalhadores interessados no saque-aniversário do FGTS devem estar cientes das regras e prazos para não perderem essa última chance. Além disso, a comparação de opções de empréstimo que utilizam o FGTS como garantia pode ser uma estratégia financeira válida para muitos.

Os debates sobre o encerramento do saque-aniversário do FGTS estão ganhando força, com o respaldo do Ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho. Uma votação para determinar o destino desse formato deve acontecer ainda neste mês de março. Essa decisão pode criar oportunidades para novas maneiras de acessar o fundo de garantia.

Último Saque-Aniversário do FGTS em Abril

O derradeiro saque-aniversário do FGTS será efetuado em abril. Os aniversariantes de abril, que ainda optam pelo saque por rescisão, já têm permissão para alterar a modalidade por meio do aplicativo do FGTS. O prazo para solicitar a mudança se estende até 30 de abril.

Paralelamente, o período de saques para esses trabalhadores tem início em 1º de abril e se estende até 28 de junho.

To Top