X

INSS: auxílio financeiro para cuidadores de pessoas com deficiência

Marcelo Camargo/Agência Brasil

Uma nova proposta legislativa, o Projeto de Lei 461/24, introduzido pelo deputado Eduardo da Fonte (PP-PE), promete trazer alívio e apoio às famílias brasileiras que cuidam de membros com deficiência. O projeto sugere a criação do Auxílio Cuida Mais, que consiste em um benefício financeiro adicional de R$ 1.000,00, destinado aos responsáveis legais de beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC) do INSS. Este movimento visa reconhecer e compensar o trabalho dedicado e muitas vezes invisível dos cuidadores familiares.

O Auxílio Cuida Mais: Detalhes e Objetivos

Com o intuito de suportar financeiramente os familiares ou responsáveis que se afastam do mercado de trabalho para cuidar de parentes com deficiência, o Auxílio Cuida Mais foi concebido para complementar o BPC. Este benefício tem como público-alvo aqueles que atendem a critérios específicos, incluindo a comprovação de incapacidade física ou mental do dependente e a necessidade de dedicação integral aos cuidados deste.

Critérios para a Concessão do Benefício

Para ser elegível ao Auxílio Cuida Mais, é necessário:

  • Ser familiar ou responsável legal por um beneficiário do BPC com deficiência;
  • Comprovar a incapacidade física ou mental do beneficiário;
  • Demonstrar a necessidade de dedicação exclusiva aos cuidados do dependente.

Impacto Social da Proposta

O projeto surge como um reconhecimento do valor social dos cuidados prestados por familiares, além de procurar garantir um suporte financeiro que auxilie no enfrentamento das demandas e custos associados a essa dedicação. Segundo o autor, “é fundamental que o Estado brasileiro assegure o bem-estar de todos, particularmente dos mais vulneráveis, por meio de políticas públicas eficazes e humanizadas”.

Próximos Passos e Expectativas

O Auxílio Cuida Mais está atualmente sob análise e, caso aprovado, representará um marco importante nas políticas sociais do país, ao proporcionar uma vida mais digna e com melhores condições para as famílias de pessoas com deficiência. A implementação deste auxílio não apenas aliviará o fardo financeiro das famílias beneficiárias do BPC, mas também destacará a importância do trabalho dos cuidadores no contexto social e familiar.

Esta iniciativa reflete uma crescente conscientização sobre a necessidade de suporte e reconhecimento aos cuidadores familiares, cuja contribuição vital à sociedade frequentemente passa despercebida. Aguarda-se com expectativa os desdobramentos desse projeto, que tem potencial para transformar significativamente a vida de muitas famílias em todo o país.

Relacionadas

Como solicitar o BPC

O cidadão pode procurar o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da sua cidade para receber as informações sobre o BPC e como pode requerê-lo. Para receber o benefício, não é preciso pagar intermediários ou agenciadores.

O requerimento do BPC pode ser realizado nos canais de atendimento do INSS – pelo telefone 135 (ligação gratuita de telefone fixo) ou pelo site ou aplicativo de celular “Meu INSS”. Pode ser feito, também, nas Agências da Previdência Social (APS).

Para fazer o requerimento, basta apresentar um documento de identificação com foto. E não precisa ser original, são aceitas cópias simples dos documentos. Isso vale não só para o requerente, mas também para o representante legal e as outras pessoas da família. Mas não se esqueça: assim como o requerente, todas as pessoas da família devem estar inscritas no Cadastro Único e ter CPF, inclusive crianças e adolescentes.

É importante mencionar que, na atualidade, o processo está mais ágil e simplificado porque os dados do requerente e de sua família são extraídos diretamente do Cadastro Único. Por isso, estar cadastrado e com os dados atualizados é fundamental.

Lembramos que, mesmo que sejam aceitas cópias simples dos documentos do requerente do BPC, isso não impede que o INSS peça, a qualquer momento, os documentos originais. Isso pode ocorrer nos casos em que exista previsão em lei ou alguma dúvida sobre a veracidade dos documentos.